
Mecânica dos Sólidos II
Código
3656
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
António Paulo Vale Urgueira, João Mário Burguete Botelho Cardoso
Horas semanais
5
Total de horas
98
Língua de ensino
Português
Objectivos
A disciplina de Mecânica dos Sólidos II estuda o comportamento de vigas solicitadas à flexão pura ou submetidas a carregamentos transversais analisando as tensões e deformações que estes carregamentos provocam. São abordados tópicos como a plastificação total ou parcial da secção transversal, a instabilidade devida a cargas axiais e a análise do comportamento por métodos energéticos.
Pré-requisitos
É recomendada a frequência/aprovação da disciplina de Mecânica dos Sólidos I.
Conteúdo
Flexão pura: Distribuição de tensões e extensões na flexão pura. Flexão de vigas constituídas por vários materiais. Deformações plásticas na flexão, tensões residuais. Flexão de vigas com secção não simétrica. Flexão de vigas curvas. Flexão simples e desviada: Carregamento transversal numa viga. Tensões tangenciais em vigas de secção circular, rectangular e de parede fina. Carregamento assimétrico. Centro de torção. Dimensionamento de vigas: Esforços compostos. Segurança de estruturas. Critérios de cedência. Critério de rotura. Dimensionamento de vigas e veios de transmissão. Deformação de vigas na flexão: Equação da linha elástica. Problemas hiperestáticos. Utilização de funções de singularidade. Princípio da sobreposição. Tabelas de deformadas. Encurvadura: Estabilidade de colunas. Fórmula de Euler. Projecto de colunas. Métodos energéticos: Carregamento produzido por impacto. Teorema de Castigliano. Determinação de reacções indeterminadas.
Bibliografia
Mecânica dos Materiais, 3ª Edição / Resistência dos Materiais, 4ª Edição
ou Mechanics of Materials, 3th / 4th / 5th / 6th Edition
Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr., John T. DeWolf, David F. Mazurek (5th / 6th Ed.)
McGraw-Hill
Método de ensino
Aulas teóricas e aulas práticas.
Método de avaliação
A avaliação contínua dos alunos termina no último dia de aulas do semestre e consta de dois trabalhos de grupo (TR1, TR2) e de dois testes (T1, T2). Existe também a possibilidade de realizar um exame (E).
Os trabalhos são obrigatórios e contam 30% para a nota final. Para obter frequência e poder apresentar-se a exame ou para obter aprovação por avaliação contínua é necessário ter a classificação média dos trabalhos igual ou superior a 10.
Cada teste tem um peso de 35% na nota final. Para obter aprovação por avaliação contínua na disciplina é necessário que a classificação média obtida nos dois testes seja superior a 9,5.
Os alunos que faltaram a um dos testes ou aqueles que pretendam melhorar a nota de um dos testes podem realizá-lo na data do exame.
Durante a realização dos testes e exame os alunos só poderão utilizar uma calculadora de uma marca e modelo que conste da lista de máquinas autorizadas nos Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário para as disciplinas de Física e Matemática.
Para obter aprovação na avaliação por exame é necessário que a nota de exame seja igual ou superior a 9,5 valores.
Nota Final (Avaliação Contínua) = 0,35 x (T1 + T2 ) + 0,15 x (TR1 + TR2)
Nota Final (Exame) = 0,7 x E + 0,30 x (TR1 + TR2)