Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução à Química da Vida

Código

3737

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria dos Anjos Lopes de Macedo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Fornecer as bases para uma compreeensão adequada da importância da química no fenómeno vida.

Pré-requisitos

Não há requisitos prévios.

Conteúdo

Teóricas - Práticas

 

1. Elementos Químicos da Vida

2. Selecção dos Elementos Químicos

3. Funções Químicas dos Elementos em Sistemas Biológicos

4. Essencialidade e Toxicidade dos Elementos Químicos

5. Principais Moléculas Biológicas

6. Enzimas e Elementos Metálicos; centros catalíticos

7. Noções de Química Bioinorgânica

7.1. Compostos de coordenação

7.2. Estabilidade de compostos de coordenação

7.3. Ligação Química: Teoria de enlace de valência e Teoria de campo cristalino

7.4. Reacções de Oxidação-Redução: equilíbrio, potenciais de oxidação redução, equação de Nernst. Diagramas de Frost

7.5. Metais em sistemas biológicos; metais em medicina

Componente Prática laboratorial:

 

Práticas

 

TP1 - O armazenamento de ferro pela ferritina

 

TP2 – Enzimas como catalizadores de reacções biológicas

 

TP3 Estabilidade em compostos de coordenação

TP5 – Propriedades redox dos metais de transição 


Bibliografia

- J.J.R Fraústo da Silva e José Armando L. da Silva, Os elementos Químicos e a Vida, IST-UL, 2011

- Ana M. V. Cavaleiro “Química Inorgânica Básica”, 2004, 3ª edição, Universidade de Aveiro

- Raymond Chang and Kenneth A. Goldsby, “Chemistry”, 2012, McGraw-Hill, N.Y., 11ª edição

- Patricia C. Wilkins, Ralph G. Wilkins “Inorganic Chemistry in Biology”, Oxford Chemistry Primers, 2002, 2ª edição, Oxford University Press

 - J. J. R. Fraústo da Silva, R. J. P. Williams “The biological chemistry of the elements: the inorganic chemistry of life”, 2001, 2ª edição, Oxford University Press

- Introdução à Química da Vida, Caderno de Apoio, J.J.G.Moura e N.L.Palma, ed. Universidade Aberta, 1995, Lisboa

- Anjos L. Macedo, Power Points apresentados nas aulas

Método de ensino

Ensino teórico, teórico-prático e experimental.

 

Na página da disciplina, no CLIP, encontra-se disponível o seguinte material:

 Powerpoint das Aulas Teóricas-Práticas.

Protocolos Experimentais.

Folhas de Problemas.

Fotocópias de textos e artigos relevantes.

Método de avaliação

Método de Avaliação 

1) Frequência à cadeira 

  1. É preciso executar TODOS os Trabalhos Práticos bem como entregar os Questionários que se encontram no fim dos protocolos. Estes têm que estar aceitáveis e completos.
  2. Se as condições anteriores não forem cumpridas, não será dada Frequência à cadeira, pelo que os alunos não poderão ter acesso à Avaliação Final, Época Especial incluída, quando for caso disso;
  3. Os Questionários serão executados em grupo;

 

2) Avaliação da Componente Teórica / Prática 

Todos os alunos com Frequência terão duas oportunidades para realizar a componente téorica / prática de uma das seguintes formas:

a) Três Testes; 

  1. Cada teste tem a duração de 1 hora
  2. A média dos 3 Testes não poderá ser inferior a 9,5.
  3. Cada teste terá pelo menos uma pergunta referente aos trabalhos práticos
  4. Os alunos podem ter que se inscrever nos Testes no CLIP; as inscrições estarão abertas uma semana antes da data de cada Teste;

b) Exame Final

O Exame terá uma duração de 2 horas e 30 minutos e terá duas perguntas referentes aos Trabalhos Práticos.

 

3) Disposições Gerais

  1. Só podem levar para as Avaliações, o BI, duas canetas e uma Máquina de Calcular não gráfica;
  2. Não são permitidos Telemóveis, nem folhas de rascunho;

 

4) Validade da Frequência

A Frequência obtida pela realização dos Trabalhos Práticos e Questionários, é válida por mais 2 anos. Ou seja, todos os alunos inscritos pela 4.ª vez, ou mais, têm que realizar outra vez os Trabalhos Práticos e os Questionários.

Cursos