
Microbiologia B
Código
3804
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
6.0
Professor responsável
Paula Maria Theriaga Mendes Bernardo Gonçalves
Horas semanais
4
Total de horas
50
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Conteúdos teóricos: Apreciação da extensão e relevância da diversidade microbiana no contexto mais geral da biodiversidade. Compreensão dos diferentes níveis em que se revela e se estuda a diversidade microbiana: molecular, celular, morfo-fisiológico, metabólico, taxonómico, filogenético e ecológico. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente da biologia microbiana.
- Conteúdos práticos: Aprendizagem das técnicas laboratoriais utilizadas no estudo dos microrganismos, nomeadamente no que se refere à sua observação microscópica, cultura e isolamento.
Conteúdo
Aulas Teóricas
1. Os microrganismos como células e os seus ambientes naturais. Características comuns a todas as células: a célula como dispositivo codificante e como reactor químico. A antiguidade da vida microbiana. O impacto dos microrganismos nas actividades humanas-saúde, agricultura, industria alimentar, combustíveis e aplicações biotecnológicas.
2. As raízes históricas da Microbiologia. Contribuições de van Leeuwenhoek e de Hooke. Pasteur e a derrota da hipótese da geração espontânea. Postulados de Koch e o advento da cultura pura em meio sólido.
O desenvolvimento da Microbiologia Geral: contribuições de Beijerinck e Winogradsky. Subdisciplinas da Microbiologia Moderna.
3. A árvore evolutiva da vida. Filogenia molecular: a contribuição de Carl Woese. Os três domínios da vida: Bacteria, Archaea e Eukarya. Estrutura da célula procarionte. Estrutura da célula eucarionte: principais organelos. Origem endossimbiótica das mitocondrias e dos cloroplastos.
4/5. Visão geral da diversidade no domínio Bacteria. Principais grupos filogenéticos: características principais das proteobactérias, bactérias gram-positivas e cianobactérias. Outros filos. Visão geral da diversidade no domínio Archaea: características principais dos microrganismos incluídos nos filos Euryarchaeota e Crenarchaeota.
6. Diversidade e relações filogenéticas entre os grupos de organismos eucariontes. Endossimbioses primárias e secundárias.
7. Membrana plasmática: composição, estrutura e diferenças entre bactérias e arquebactérias. Parede Celular. Estrutura e composição da parede em bactérias Gram- positivas e Gram-negativas e em arquebactérias. Alguns exemplos de inclusões celulares. Flagelos e mobilidade. Mobilidade como resposta comportamental. Quimiotaxis.
8. Curva de crescimento microbiano. Tempo de geração e taxa específica de crescimento. Noção de rendimento em biomassa. Cultura contínua: o quimiostato. Factores que afectam o crescimento microbiano: temperatura, pH e presença/ausência de oxigénio. Adaptações ao crescimento a temperaturas elevadas. Efeitos tóxicos do oxigénio.
9/10/11.
Diversidade do metabolismo energético microbiano: aspectos gerais. Organoquimiotrofismo,
Fermentações vs respirações. A importância da ATPase da membrana plasmática.
Litoquimiotrofismo: alguns exemplos. Bactérias redutoras de sulfato e de nitrato. Metanogénese e acetogénese.
Respirações aeróbias e anaeróbias: alguns exemplos.
Fototrofismo. Fotossíntese anoxigénica e Fotossíntese oxigénica. Diferenças, semelhanças, evolução e distribuição filogenética.
Autotrofismo: diferentes vias utilizadas pelos microrganismos.
Fixação de azoto: o exemplo dos heterocistos das cianobactérias. Ciclos do carbono, do azoto e do enxofre: reacções mais importantes mediadas por microrganismos.
12. Evolução da Vida Celular: Hipóteses sobre o aparecimento das primeiras células: evolução do metabolismo energético. Impacto da fotossíntese oxigénica.
13. Genética Microbiana. Visão global comparativa do fluxo de informação genética em bactérias arquebactérias e eucariontes. Propriedades gerais dos vírus; bacteriofagos.
Aulas práticas
1. Introdução às técnicas laboratoriais de Microbiologia: Preparação de meios de cultura; esterilização; técnicas de assepsia. Cultura de microrganismos: bactérias, leveduras e bolores.
2. Microscopia óptica de eucariontes e procariontes Observação de microrganismos em cultura pura. Observação de microrganismos em ambientes naturais.
3. Técnicas de isolamento de microrganismos: bactérias do género Bacillus (solo); leveduras (fruto).
Bibliografia
- Materiais de apoio disponíveis na página da disciplina (Micróbio) do Moodle.
- M.T. Madigan et al., “Brock Biology of Microorganisms”, 12thed., Pearson, 2009 (ou outras edições do mesmo livro).
Método de ensino
A leccionação está organizada em aulas teóricas e aulas práticas de laboratório.
Método de avaliação
A avaliação será baseada em dois testes, cada um dos quais é composto por um componente que incide sobre a parte prática e outro que incide sobre a parte teórica da disciplina. Para cada teste existirá uma nota correspondente à parte prática e outra nota correspondente à parte teórica. Para obtenção de aprovação, tanto a média aritmética dos 2 componentes dos testes que contemplam a parte teórica como a média aritmética dos 2 componentes dos testes que incidem sobre a parte prática terá que ser superior a 9,5 valores. O componente prático dos testes contribui com 35% da nota final e o teórico contribui com 50% da nota final. 15% da nota final resultará da apreciação do desempenho do aluno durante as aulas laboratoriais.
As datas e locais de realização dos testes são os indicados na página de marcação de testes no CLIP. Se existir mais do que uma sala marcada no CLIP, serão enviadas por email instruções sobre a distribuição dos alunos por salas. A realização dos testes requer pré-inscrição.
OS ALUNOS NÃO PODEM TER CONSIGO DURANTE OS TESTES QUAISQUER APARELHOS, TAIS COMO TELEMÓVEIS OU CALCULADORAS OU OUTROS.
A frequência das aulas práticas é obrigatória para alunos não repetentes. Para obter frequência, o aluno não poderá faltar a mais do que 3 aulas práticas.
Os alunos repetentes que obtiveram aproveitamento à parte prática deverão realizar apenas o componente teórico dos testes e não podem inscrever-se nos turnos práticos.
Tal como estabelecido no perfil curricular da FCT/UNL, os testes substituem a Época Normal de Exame. O exame de recurso incide sobre os componentes teórico e prático.