
Mecânica dos Solos
Código
3827
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Civil
Créditos
6.0
Professor responsável
Armando Manuel Sequeira Nunes Antão, Maria Teresa Teles Grilo Santana
Horas semanais
5
Língua de ensino
Português
Objectivos
Fornecer ao aluno os conceitos e princípios fundamentais do escoamento e da pressão da água nos solos, do processo de consolidação e do comportamento mecânico (resistência e deformabilidade) dos maciços terrosos.
Conteúdo
Solo, sua definição. Conceitos básicos sobre volumetria e gravimetria.
Compactação de solos: introdução, conceitos fundamentais, teoria da
compactação, energia de compactação, teor em água de compactação,
compactação em laboratório e no campo, aterros experimentais.
Tensões nos solos: introdução, princípio das tensões efectivas, tensões
geostáticas verticais.
Escoamentos em meios porosos: equação de Bernoulli, lei de Darcy,
determinação do coeficiente de permeabilidade, coeficiente de
permeabilidade equivalente em maciços estratificados, tensões nos solos em
percolação, escoamentos bidimensionais.
Deformabilidade e resistência de solos: comportamento drenado e não
drenado, ensaios laboratoriais: corte directo e triaxial. Comportamento sob solicitação isotrópica,
comportamento sob solicitação confinada, estado crítico, estado de pico,
modelo de estados críticos.
Teoria da consolidação de Terzaghi. Comportamento por fluência:
consolidação secundária.
Bibliografia
- Folhas da disciplina Mecânica dos Solos, FCT, UNL |
- Mecânica dos Solos -Vol. 1, M. Matos Fernandes, FEUP |
- An Introduction to the Mechanics of Soils and Foundations, John Atkinson, 2000. |
- Soil Mechanics and Foundations, Muni Budhu, John Wiley and Sons, Inc. New Jersey, |
Método de ensino
As aulas são essencialmente teórico-práticas. Em cada aula são explicadas as bases teóricas necessárias à resolução e discussão dos problemas práticos. Destes problemas, uns estão resolvidos nas folhas teóricas, explicando-se a sua resolução, outros serão seleccionados para os alunos resolverem durante a aula, incentivando-se um trabalho formativo de procura de soluções, em diálogo com o docente. Os restantes serão objecto de trabalho de casa, constituindo estudo autónomo.
As aulas laboratoriais pretendem complementar a aprendizagem das matérias objecto dos ensaios laboratoriais realizados: Proctor e edométrico.
Método de avaliação
A disciplina tem três Componentes de Avaliação, a Teórico-prática (CTP), a Laboratorial (CL) e a Sumativa (CS)
A classificação da disciplina é obtida pela fórmula (1): NF=0,80*Nota(CPT)+0,10*Nota(CL)+0,10*Nota(CS). As classificações de todas as componentes serão expressas numa escala de 0 a 20 valores, arredondadas à primeira casa decimal.
A avaliação da Componente Teórico-prática é constituída por 2 testes. Cada teste será classificado de 0 a 20 valores, arredondada à primeira casa decimal, tendo cada um deles igual peso na nota desta Componente de Avaliação. Existirá ainda exame de recurso para avaliação desta componente. A nota mínima da Componente de Avaliação Teórica-prática é 9,0 val. em 20 (CPT=9,0 valores).
A avaliação da Componente Sumativa é constituída pelo conjunto de respostas escritas a n questões colocadas durante as aulas práticas, sem qualquer aviso prévio. As questões serão classificadas de 0 a 20 valores, arredondado à primeira casa decimal, sendo avaliadas apenas as n-1 melhores questões e tendo cada uma destas igual peso na nota da Componente.
A avaliação da Componente Laboratorial é constituída pela avaliação dos relatórios efectuados sobre os trabalhos experimentais realizados. Cada relatório será classificado na escala de 0 a 20 valores, arredondada à primeira casa decimal, tendo cada um deles igual peso na nota da Componente. Apenas serão avaliados relatórios de alunos que tenham comparecido efectivamente nas sessões laboratoriais.
Os alunos que tiverem estatuto de trabalhador estudante não serão abrangidos pela Componente sumativa, sendo neste caso a classificação final dada pela fórmula (2):
NF=0,90*Nota(CPT)+0,10*Nota(CL), A nota mínima da Componente de Avaliação Teórica-prática é 9,0 val. em 20 (CPT=9,0 valores).
No entanto, estes alunos poderão optar por ser abrangidos pela componente sumativa e pela fórmula (1) caso em que deverão declará-lo por escrito ao docente da disciplina até ao fim da primeira semana de aulas.
Os alunos que obtenham classificação final superior ou igual a 17 valores devem realizar prova oral para confirmação da nota. Neste caso, a classificação do aluno será a classificação da prova oral. Caso optem por não realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação de 16 valores.
O aluno para obter frequência à disciplina deverá ter presença em, pelo menos, dois terços de todas as aulas.
Apenas alunos com frequência podem ser avaliados.
Um aluno desejando efectuar melhoria de nota será classificado de igual forma à descrita anteriormente.
Aconselham-se os alunos a consultarem o Regulamento de Avaliação da FCT, sobre o tema de Plágio e Fraude, que será seguido estritamente na disciplina.
MUITO IMPORTANTE: Na disciplina de Mecânica dos Solos não há partes independentes da matéria leccionada. Isto significa que um aluno para fazer o 2º teste necessita dos conhecimentos avaliados no 1º teste.