
Fiabilidade e Gestão da Manutenção
Código
5016
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
José Fernando Gomes Requeijo, Rogério Salema Araújo Puga Leal
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Conhecer os conceitos estatísticos fundamentais referentes aos dados de tempo de vida de forma a identificar os métodos de análise mais adequados ao estudo e avaliação da Fiabilidade dos Sistemas Reparáveis e dos Componentes.
- Conhecer as vantagens e limitações dos métodos de forma a estabelecer os pressupostos mais adequados á formulação dos modelos estatísticos a utilizar.
- Adquirir conhecimentos teórico-práticos fundamentais para o desempenho de funções no domínio da organização e da Gestão da Manutenção.
- Identificar e avaliar custos relativos à manutenção e à não-manutenção; identificar problemas e solucionar perdas de produção.
- Atuar na área Gestão da Manutenção com base em modelos estatísticos de apoio à tomada de decisão, planeando as acções de manutenção centradas na fiabilidade dos sistemas e consequentemente evoluir para uma filosofia de Manutenção Produtiva Total.
Pré-requisitos
A disciplina de Planeamento e Controlo da Qualidade proporciona o contacto com um conjunto de conhecimentos que se revela da maior utilidade para o aluno que pretenda frequentar a disciplina de Fiabilidade e Gestão da Manutenção.
Conteúdo
Parte I – Gestão da Manutenção
1. Modelos e Filosofias da Manutenção
2. Organização e Estrutura da Manutenção (Enquadramento; Modelos; Tarefas; Manutenção Centralizada e Descentralizada)
3. Determinação das Ações Prioritárias
4. Planeamento, Programação e Controlo de Trabalhos da Manutenção (Funções Principais; Razões; Planeamento e Programação dos Trabalhos; Preparação de Trabalho; Planeamento e Programação ao Longo do Tempo; Documentos Fornecidos pela Preparação)
5. Documentação Técnica
6. Técnicas de Análise de Causas
7. Eficiência, Qualidade e Normalização da Manutenção
8. Custos da Manutenção e Gestão de Stocks
9. Comunicação na Empresa
10. Manutenção Condicionada
11. Manutenção Centrada na Fiabilidade (RCM)
12. Manutenção Produtiva Total (TPM)
Parte II – Fiabilidade
1. Conceitos Estatísticos Mais Utilizados em Fiabilidade (Análise de Dados; Fiabilidade dos Componentes e Sistemas de Componentes Independentes; Sistemas Reparáveis)
2. Distribuições de Probabilidade em Fiabilidade (Análise Estatística das Falhas; Comparação de Funções de Fiabilidade; Distribuição Exponencial Negativa e Distribuição de Poisson; Distribuição Normal e Lognormal; Distribuição de Weibull; Estimativa Gráfica de Parâmetros)
3. Fiabilidade de Sistemas de Componentes Independentes (Sistemas Ligados em Série; Sistemas Redundantes; Sistemas Complexos)
4. Sistemas Reparáveis (Análise de Falhas (Teste de Laplace); Sistemas com ROCOF Constante (Estimativa do MTBF; Intervalos de confiança; Garantia de Fiabilidade; Teste Sequencial); Sistemas com ROCOF Decrescente (Modelo de Crow).
Bibliografia
- Ascher, H. and Feingold, H. (1984), Repairable System Reliability. Modelling, Inference, Misconceptions and Their Causes, Marcel Dekker, NY
- Crowder, M.J., Kimber, A.C., Smith, R.L. and Sweeting (1994), Statistical Analysis of Reliability Data, Chapman and Hall, London
- Ho, S.K. (1995), TQM - an Integrated Approach, Kogan Page Limited, UK
- O’Connor, P. D. T. (1991), Practical Reliability Engineering, Wiley, NY
- Smith, S. (1993), Reliability Centred Maintenance, Reuters
- Cabral, J. P. S. (2006), Organização e Gestão da Manutenção, Lidel
- Kelly, A. (2003), Maintenance Organization and Systems, Athenaeum Press Ltd., England
Método de ensino
O método de ensino combina a abordagem expositiva, nomeadamente nas aulas teóricas, com abordagens centradas em prática simulada no domínio da aplicação dos conceitos. Os trabalhos práticos da disciplina procuram que os alunos testem e demonstrem a aquisição de conhecimento técnico e, também, a aquisição de competências de relacionamento interpessoal orientadas para o trabalho em equipa.
Método de avaliação
- A frequência na disciplina é obtida através da realização e discussão de dois trabalhos práticos; os trabalhos práticos são realizados em grupos de 3 a 5 alunos, sendo a classificação mínima para obtenção de frequência de 10 valores em cada trabalho.
- A frequência obtida num ano lectivo só é válida para o ano lectivo seguinte.
- A aprovação e a classificação final na disciplina é feita tendo em consideração os trabalhos práticos e os resultados de dois testes a realizar ao longo do ano lectivo.
- A classificação mínima do segundo teste é de 7 valores (a média dos dois testes tem um mínimo de 10 valores).
- A classificação final é obtida a partir das classificações dos quatro elementos de avaliação; os trabalhos práticos têm um peso de 40% e os testes de 60%.