Faculdade de Ciências e Tecnologia

Fiabilidade e Gestão da Manutenção

Código

5016

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

6.0

Professor responsável

José Fernando Gomes Requeijo, Rogério Salema Araújo Puga Leal

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

  1. Conhecer os conceitos estatísticos fundamentais referentes aos dados de tempo de vida de forma a identificar os métodos de análise mais adequados ao estudo e avaliação da Fiabilidade dos Sistemas Reparáveis e dos Componentes.
  2. Conhecer as vantagens e limitações dos métodos de forma a estabelecer os pressupostos mais adequados á formulação dos modelos estatísticos a utilizar.
  3. Adquirir conhecimentos teórico-práticos fundamentais para o desempenho de funções no domínio da organização e da Gestão da Manutenção.
  4. Identificar e avaliar custos relativos à manutenção e à não-manutenção; identificar problemas e solucionar perdas de produção.
  5. Atuar na área Gestão da Manutenção com base em modelos estatísticos de apoio à tomada de decisão, planeando as acções de manutenção centradas na fiabilidade dos sistemas e consequentemente evoluir para uma filosofia de Manutenção Produtiva Total.

Pré-requisitos

A disciplina de Planeamento e Controlo da Qualidade proporciona o contacto com um conjunto de conhecimentos que se revela da maior utilidade para o aluno que pretenda frequentar a disciplina de Fiabilidade e Gestão da Manutenção.

Conteúdo

Parte I – Gestão da Manutenção

1.    Modelos e Filosofias da Manutenção

2.    Organização e Estrutura da Manutenção (Enquadramento; Modelos; Tarefas; Manutenção Centralizada e Descentralizada)

3.    Determinação das Ações Prioritárias

4.    Planeamento, Programação e Controlo de Trabalhos da Manutenção (Funções Principais; Razões; Planeamento e Programação dos Trabalhos; Preparação de Trabalho; Planeamento e Programação ao Longo do Tempo; Documentos Fornecidos pela Preparação)

5.    Documentação Técnica

6.    Técnicas de Análise de Causas

7.    Eficiência, Qualidade e Normalização da Manutenção

8.    Custos da Manutenção e Gestão de Stocks

9.    Comunicação na Empresa

10.  Manutenção Condicionada

11.  Manutenção Centrada na Fiabilidade (RCM)

12.  Manutenção Produtiva Total (TPM)

 

Parte II – Fiabilidade

1.    Conceitos Estatísticos Mais Utilizados em Fiabilidade (Análise de Dados; Fiabilidade dos Componentes e Sistemas de Componentes Independentes; Sistemas Reparáveis)

2.    Distribuições de Probabilidade em Fiabilidade (Análise Estatística das Falhas; Comparação de Funções de Fiabilidade; Distribuição Exponencial Negativa e Distribuição de Poisson; Distribuição Normal e Lognormal; Distribuição de Weibull; Estimativa Gráfica de Parâmetros)

3.    Fiabilidade de Sistemas de Componentes Independentes (Sistemas Ligados em Série; Sistemas Redundantes; Sistemas Complexos)

4.    Sistemas Reparáveis (Análise de Falhas (Teste de Laplace); Sistemas com ROCOF Constante (Estimativa do MTBF; Intervalos de confiança; Garantia de Fiabilidade; Teste Sequencial); Sistemas com ROCOF Decrescente (Modelo de Crow).

Bibliografia

  • Ascher, H. and Feingold, H. (1984), Repairable System Reliability. Modelling, Inference, Misconceptions and Their Causes, Marcel Dekker, NY
  • Crowder, M.J., Kimber, A.C., Smith, R.L. and Sweeting (1994), Statistical Analysis of Reliability Data, Chapman and Hall, London
  • Ho, S.K. (1995), TQM - an Integrated Approach, Kogan Page Limited, UK
  • O’Connor, P. D. T. (1991), Practical Reliability Engineering, Wiley, NY
  • Smith, S. (1993), Reliability Centred Maintenance, Reuters
  • Cabral, J. P. S. (2006), Organização e Gestão da Manutenção, Lidel
  • Kelly, A. (2003), Maintenance Organization and Systems, Athenaeum Press Ltd., England

Método de ensino

O método de ensino combina a abordagem expositiva, nomeadamente nas aulas teóricas, com abordagens centradas em prática simulada no domínio da aplicação dos conceitos. Os trabalhos práticos da disciplina procuram que os alunos testem e demonstrem a aquisição de conhecimento técnico e, também, a aquisição de competências de relacionamento interpessoal orientadas para o trabalho em equipa.

Método de avaliação

  • A frequência na disciplina é obtida através da realização e discussão de dois trabalhos práticos; os trabalhos práticos são realizados em grupos de 3 a 5 alunos, sendo a classificação mínima para obtenção de frequência de 10 valores em cada trabalho.
  • A frequência obtida num ano lectivo só é válida para o ano lectivo seguinte.
  • A aprovação e a classificação final na disciplina é feita tendo em consideração os trabalhos práticos e os resultados de dois testes a realizar ao longo do ano lectivo.
  • A classificação mínima do segundo teste é de 7 valores (a média dos dois testes tem um mínimo de 10 valores).
  • A classificação final é obtida a partir das classificações dos quatro elementos de avaliação; os trabalhos práticos têm um peso de 40% e os testes de 60%.

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