
Física I C
Código
7396
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Luisa Dias de Carvalho de Sousa Leonardo
Horas semanais
5
Total de horas
90
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta disciplina destina-se aos alunos de Conservação e Restauro e tem como objectivo dar aos alunos um conhecimento básico dos conceitos de Física Geral, em particular a Física das radiações e as respectivas aplicações aos vários processos de diagnóstico na conservação e restauro de obras de arte. Nocões básicas de óptica e as suas aplicações nos instrumentos de medida, elasticidade, resistência dos materiais e capilaridade sobretudo nos aspectos fundamentais da degradação de materiais.
Objectivos Informativos:
Aprendizagem dos Princípios Gerais da Física
Aprendizagem de terminologia Física correcta
Introdução à metrologia (medida, tratamento de resultados)
Familiarização com instrumentação
Objectivos Formativos:
Desenvolvimento do Raciocínio Científico
Treino da técnica de análise e resolução de problemas
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Introdução: O que é a Física e O Método Ciêntifico
Quantificação:
Grandeza e Ordem de grandeza
Medidas: O que podemos medir, Unidades, e Sistemas de Unidades
Dimensões e Análise Dimensional
Mecânica - Interacções e Forças:
O que é uma Força
Leis de Newton,
Torque
Equlíbrio Estático
Tensão num cabo
Propriedades Mecânicas dos Materais ou Elasticidade e Resistência dos Materiais
Tensão e Deformação
Módulo de Young
Compressão
Flexão
O coeficiente de Poisson
Vibrações e Ondas
Cor
Espectro da cor
Percepção da cor
Qualidades da cor: Tom, Saturação, Brilho, Luminosidade
Mistura de Cores: Adição, subtracção
Diagrama Cromático
Filtros
Luz e Óptica ondulatória
Radiação Electromagnética
Fontes de Luz
Reflexão
Refracção
Dispersão
Difracção
Interferência
Absorção
Polarização
Fluorescência de raios X
Aplicações aos métodos de diagnóstico: Reflectografia de infra-vermelho, Ultravioleta, radiografia, e análise elementar
Bibliografia
Qualquer um dos livros seguintes é adequado para estudar para a cadeira de Física:
- "University Physics", Hugh Young e Roger Freedman, Pearson/Addison Wesley (cota QC 21.3 Y)
- “Physics for Scientists and Engineers”, Paul A. Tipler, W.H. Freeman and Company (QC 21.2 TIP)
- "Fundamentals of Physics", Halliday, Resnick e Walker, Wiley (QC 21.2 HAL)
Apontamentos das aulas e artigos científicos básicos com aplicação das técnicas descritas
Existem traduções para português destes livros. As cotas indicadas são as usadas na biblioteca da FCT/UNL
Método de ensino
Aulas téoricas articuladas com aulas de exercícios.
Um trabalho prático laboratorial de metrologia.
Três trabalhos práticos laboratoriais de óptica.
Uma visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento.
Método de avaliação
AVALIAÇÃO FÍSICA I C – Conservação e restauro (2016-17) S1
Artigo 1º – Modo de avaliação de conhecimentos
- De acordo com as Regulamento de Avaliação da FCT (Aprovado pelo Conselho Executivo em 15 de Dezembro de 2015) a avaliação em “Física” enquadra-se no tipo Avaliação contínua.
- Todos os estudantes têm que obter aprovação nas componentes teórico-prática e prática, cujo funcionamento é descrito nos Art. 2º a 6º. A classificação de cada componente é expressa na escala de 0 a 20 valores e arredondada às unidades.
Artigo 2º – Componente Teórico-Prática (TP)
- A classificação da componente teórica-prática (NTP) é a média aritmética arredondada às unidades das classificações obtidas nos 2 testes (a classificação de cada teste é arredondada às décimas) ou a classificação do exame final arredondada às unidades.
- Os estudantes que obtenham uma classificação NTP igual ou superior a 10 valores obtêm aprovação na componente teórica-prática.
Artigo 3º – Testes e Exame
- Cada teste incidirá essencialmente sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas até à aula teórica anterior ao teste.
- Apesar de a avaliação nos testes não ser cumulativa, e devido à natureza dos assuntos abordados nesta Unidade Curricular, não é excluído que um elemento de avaliação se socorra de conhecimentos respeitantes à matéria avaliada em elemento(s) anterior(es).
- Os testes realizam-se na aula TP em datas previamente anunciadas no CLIP e nas aulas.
- Os estudantes só poderão ter consigo durante a prova de avaliação:
- Caneta/esferográfica;
- Documento de identificação com fotografia;
- Máquina de calcular;
- Durante a realização das provas não é permitida a utilização de aparelhos electrónicos, tais como computadores e telemóveis.
- Não é permitido desagrafar as folhas dos cadernos com os enunciados e com as resoluções feitas pelos estudantes na prova.
- A prova será anulada se não forem satisfeitos os dois pontos anteriores , ou se os estudantes cometerem alguma fraude numa prova de avaliação (Teste ou Exame)
Artigo 4º – Componente Prática
- As aulas práticas (AP) terão início na 1ª semana de aulas.
- Na primeira AP serão:
2.1.Apresentadas em detalhe as regras de avaliação desta componente;
2.2.Confirmadas presencialmente as inscrições;
2.3.Constituídos os grupos de trabalho.
- Nas AP serão resolvidos problemas e serão ainda realizados 5 trabalhos práticos, cuja calendarização será anunciada com a devida antecedência.
3.1.Durante as aulas de problemas os estudantes realizarão exercícios sobre as diferentes partes da matéria teórico-prática.
3.2.Nas aulas de Laboratório os estudantes farão um relatório de cada trabalho que será entregue no final da aula para ser avaliado, ao qual será atribuída uma classificação arredondada às unidades.
- A classificação da componente prática (NP) é dada pela média aritmética das notas dos 4 melhores relatórios.
- Os estudantes que obtenham uma classificação NP igual ou superior a 10 valores obtêm aprovação na componente prática, desde que tenham frequentado 2/3 do total de AP.
Artigo 5º – Frequência
- Os estudantes que satisfaçam o nº 5 do Art. 4º obtêm frequência à unidade curricular.
- A frequência obtida em anos lectivos anteriores é válida no corrente ano lectivo.
Artigo 6º – Classificação Final dos Estudantes
- Os estudantes que satisfaçam, simultaneamente, o nº 2 do Art. 2º e o nº 5 do Art. 4º obtêm aprovação na unidade curricular.
- A classificação final (CF) é o resultado da seguinte expressão aproximado às unidades:
CF=NTP×0.5+NP×0.5
- Os estudantes com frequência de anos anteriores mantêm a NTP obtida.
- Os estudantes que na ponderação enumerada no nº 2 obtenham classificação final superior a 16 valores poderão vir a ser admitidos a uma prova oral.
- Na prova oral mencionada no número anterior, os estudantes podem subir ou descer a nota final com a garantia de classificação mínima de 16 valores.
- A ausência à prova oral referida no número anterior traduz a aceitação por parte do estudante da nota final de 16 valores.
- Os estudantes reprovam à unidade curricular se não verificarem, simultaneamente, o nº 2 do Art. 2º e o nº 5 do Art. 4º.
Artigo 10º – Melhoria de Nota
- Os estudantes que pretendam efectuar melhoria de nota devem cumprir, para esse efeito, as formalidades legais de inscrição.
- Os estudantes que tenham obtido aprovação na Unidade Curricular (na componente teórico-prática e na componente prática) no corrente ano lectivo de 2016/2017, ou no ano lectivo 2015/16, podem melhorar apenas a classificação da componente teórica.
- Em qualquer dos dois casos referidos no número anterior, as classificações da outra componente de avaliação (NP) obtida quer no próprio ano, quer no ano anterior, contribuem da forma prevista para a nova classificação final em caso de melhoria efectiva.
- A nova classificação final é obtida seguindo o nº 2 do Artigo 6º, considerando a classificação do exame como a nova classificação NT e a nota NTP obtida no ano lectivo em que o aluno obteve aprovação na Unidade Curricular.
- Os estudantes que obtenham classificação final descrita no nº 4 superior a 16 valores poderão ser admitidos a uma prova oral.
- Na prova oral mencionada no número anterior, os estudantes podem subir ou descer a nota final com a garantia de classificação mínima de 16 valores.
- A ausência à prova oral referida no número anterior traduz a aceitação por parte do estudante da nota final de 16 valores.
- Nos restantes casos, não previstos nos números anteriores, o estudante não melhora a classificação.
Artigo 11º – Trabalhadores Estudantes
- Os estudantes são considerados como detentores do estatuto de Trabalhador Estudante se constarem como tal nas pautas no CLIP.
- Os estudantes devem, assim que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da unidade curricular.
- Os estudantes que satisfaçam, simultaneamente, o nº 2 do Art. 2º e no º 6 do Art. 4º obtêm aprovação na unidade curricular.
- Os estudantes detentores do estatuto de Trabalhador Estudante, tal como os restantes estudantes, têm que realizar as provas de avaliação segundo o calendário previamente tornado público.
Artigo 12º – Conduta na Sala de Aula
- Para que todos beneficiem da experiência de aprendizagem é exigido aos estudantes que respeitem as seguintes regras de conduta na sala de aula:
- Pontualidade: Os estudantes deverão estar presentes na sala à hora de começo da aula. Os estudantes que cheguem mais de 5 minutos atrasados não poderão entrar na sala de aula;
- Preparação das aulas e participação nas discussões: A participação activa exige que os estudantes preparem a matéria apresentada e discutida nas aulas, e que contribuam para as discussões;
- Os telemóveis devem permanecer desligados e guardados até ao fim da aula. Os estudantes que utilizem o telemóvel serão automaticamente convidados a sair da aula;
- A utilização de computadores portáteis e outros aparelhos electrónicos nas salas de aulas está sujeita à aprovação dos docentes.
Artigo 13º – Outros
- Os estudantes quando contactarem os docentes através de mensagem electrónica (email) devem indicar no “Assunto (Subject)” a seguinte informação: “FísicaC – Nome – Nº de estudante – Assunto”.
- Não serão respondidas mensagens electrónicas com perguntas cuja resposta conste nos Artigos anteriores ou na página da unidade curricular no CLIP.