Faculdade de Ciências e Tecnologia

Estágio I

Código

7523

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

30.0

Professor responsável

Maria João Seixas de Melo

Horas semanais

4

Total de horas

69

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo do estágio anual, dividido em 2 semestres Estágio 1 e Estágio 2, é a especialização numa área da Conservação e Restauro do Património Cultural. Os estágios poderão ser propostos em qualquer área de Conservação e Restauro contemplada nos grupos de disciplinas do DCR, como por exemplo:i) métodos de exame e análise em arte e arqueologia; ii) história e técnicas de produção artística; iii) biologia em conservação; iv) polímeros em conservação. Ou ainda, em outras áreas de especialização que o DCR não possa oferecer.
 
No estágio, o aluno desenvolverá competências que lhe permitirão criar respostas para resolver situações novas, em aberto, sem uma solução previamente definida. A abordagem aos problemas na área da conservação e restauro é necessariamente interdisciplinar, e no estágio o aluno deverá integrar e aprofundar conhecimentos que adquiriu durante a sua formação universitária, tanto no que diz respeito às ciências sociais e humanas, ciências exactas e naturais, ciências da conservação e conservação e restauro.
 
Neste modelo de estágio, os estudantes deverão ser preparados para os problemas abertos e ambíguos que serão o quotidiano na sua vida profissional futura. Para além disso, deverá ser uma actividade exigente, que prepare o aluno para o “stress” do trabalho diário numa economia de mercado, muito competitiva. Deve também motivá-los na busca de soluções inovadores para uma melhor conservação e restauro da Obra, e que contribuam para o progresso dos conhecimentos nesta área. Encoraja-se, sempre que possível, uma publicação em revistas nacionais ou internacionais, ou comunicação em congressos.

 

Conteúdo

Os estágios (local, plano de estudos, orientador) obedecem ao regulamento de estágios e são devidamente aprovados pela Comissão Científica do MCR.
 
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Bibliografia

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Método de ensino

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