
Topografia e Geologia de Campo
Código
7702
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Paula Fernandes da Silva, José Carlos Ribeiro Kullberg
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
Com a realização desta disciplina pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- entender a diversa terminologia básica associada a topografia e geomática,
- ler e interpretar mapas topográficos e de realizar operações de cartografia, nomeadamente com sistemas de coordenada,
- executar levantamentos de campo simples, de carácter geológico, introdutórios a uma cartografia geológica,
- adquirir bases úteis para disciplinas subsequentes, quer no âmbito das Ciências da Terra (Geologia de Portugal, Geologia Estrutural, Cartografia Geológica e Detecção Remota), quer da Engenharia Geológica (implantação ou monitorização de diversas intervenções de engenharia civil ou mineira).
Pré-requisitos
Aconselha-se que os alunos que frequentem esta disciplina tenham obtido aprovação na disciplina de Geologia geral.
Conteúdo
Topografia versus Geomática. Georreferenciação. Sistema de coordenadas e sistemas de referência. Datum. Projeções cartográficas. Conversão de coordenadas. Escalas. Altimetria. A cartografia nacional e data geodésicos nacionais. Leitura e interpretação de mapas. Exercícios com mapas. Introdução aos levantamentos topográficos. Medições lineares e de ângulos, exatidão e precisão. Grandezas observáveis e equipamentos. Aplicações para fins de engenharia; técnicas de recolha e análise de dados; a utilização de GPS, CAD e GIS.
Geologia de Campo. Preparação de trabalhos de campo em Geologia. Pesquisa bibliográfica. Selecção de áreas e respectivos mapas. Escolha de equipamento e segurança no campo. Utilização do hipsómetro. Execução de trabalhos de campo em áreas seleccionadas. Organização do livro de campo. Metodologias de recolha de amostras. Elaboração de logs (identificação e descrição de unidades litológicas, medição de espessuras). Utilização da bússola de geólogo e orientação no campo. Elaboração de perfis geológicos expeditos e rigorosos. Identificação, descrição e representação de estruturas geológicas. Traçado de limites geológicos (em unidades de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas). Elaboração de relatórios de campo. Estrutura das memórias descritivas. Símbolos convencionais.
Bibliografia
R. Compton, Geology in the field, J. Wiley & Sons, 1985, ISBN: 0-471-82902-1.
N. Fry, The field description of metamorphic rocks, J. Wiley & Sons, New York, 110p, 1989, ISBN: 0-471-93221-3.
J. Gonçalves, S. Madeira, J. João Sousa, Topografia, Conceitos e Aplicações (3ª edição). Geomática-Lidel, 357p. 2012. ISBN: 978-972-757-850-4.
R. Thorpe & G. Brown, The field description of igneous rocks, J. Wiley & Sons, New York, 154 p, 1985, ISBN: 0-471-93275-2.
M. Tucker, The field description of sedimentary rocks, J. Wiley & Sons, New York, 112p, 1990, ISBN: 0-471-96215-5.
Método de ensino
- Aulas expositivas com apoio de meios audiovisuais e exercícios práticos (topografia).
- Ensino no campo, presencial, com 4 dias inteiros de visitas para a realização de actividades básicas de trabalho de campo.
Método de avaliação
2 - componente de prática: trabalho de grupo relativo à interpretação de carta topográfica (15% na nota final)
A classificação mínima, para se poder fazer média com a avaliação da componente de Geologia de Campo, é de 6/20 valores.
II) Geologia de Campo (50% na nota final), leccionada na segunda metade do semestre, os alunos realizam um relatório (levantamento de campo e breve memória descritiva) de uma área sobre a qual efectuaram trabalhos de levantamento geológico de campo. Após a correcção destes trabalhos, os alunos são submetidos a avaliação oral individual, da qual resulta uma classificação desta componente da matéria. A classificação mínima, para se poder fazer média com a avaliação da componente de Topografia, é de 8/20 valores.
A classificação final da disciplina é obtida pela soma ponderada das 3 componentes da avaliação. Para um aluno ser considerado aprovado, a média final terá de ser igual ou superior a 9,5/20 valores.
São condições de frequência: a presença em 2/3 das aulas de Topografia e realização da componente de avaliação prática com mapas e a presença a pelo menos 3 das 4 aulas de campo; esta condição é eliminatória.
Para o exame de recurso, desde que o(a) aluno(a) tenha cumprido as condições de frequência poderá realizar o teste teórico (de Topografia) e/ou a entrega e discussão do relatório de campo, mantendo-se para efeitos de nota final, os pesos acima mencionados.