
Modelos de Decisão
Código
7845
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
António Carlos Bárbara Grilo, Virgílio António Cruz Machado
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
1) Compreender as várias fases de um processo de decisão
2) Escolher qual o modelo mais adequado para aplicar em cada situação
3) Interpretar e definir os critérios a adotar em situações de incerteza
4) Avaliar alternativas e propor a decisão a tomar
Pré-requisitos
Os alunos deverão ter conhecimentos base de Programação Linear.
Conteúdo
O gestor e os processos de decisão. Decisões estratégicas e operacionais. Fases do processo de decisão. Tipo de ambientes de tomada de decisão: certeza, risco e incerteza.
Modelos de decisão deterministas. Seleção e avaliação de alternativas. Formulação e desenvolvimento do modelo. Modelos baseados na programação linear. Análise de sensibilidade. Análise de grandes variações.
Critérios de decisão na incerteza. Valor da informação. Utilidade, indiferença e risco. Prémio de risco. Critérios de decisão com risco.
Árvores de decisão. Nós, alternativas e estados. Seleção, qualificação e valoração de alternativas. Análise de Bayes na estimativa de probabilidades. Valor da informação: imperfeita e perfeita.
Tomada de decisões com objetivos múltiplos. O método AHP. O método TOPSIS.
Simulação de Monte Carlo. Aplicações na Avaliação de Projetos de Investimento.
Cadeias de Markov.
Bibliografia
Applied Management Science: Modeling, Spreadsheet Analysis, and Communication for Decision Making, 2nd Edition by Lawrence, John A., Pasternack, Barry A. (2002)
Método de ensino
O método de ensino baseia-se nos seguintes princípios:
· Exposição oral por parte do docente;
· Debate com os alunos;
· Resolução prática de casos de estudo;
· Exercícios práticos de utilização de técnicas e métodos quantitativos;
· Realização de trabalhos de grupo;
· Apresentação e debate dos trabalhos;
· Avaliação de conhecimento e desempenho individual.
Método de avaliação
Avaliação continua, baseada em 2 testes durante o período lectivo e 1 trabalho.