Faculdade de Ciências e Tecnologia

Modelos de Decisão

Código

7845

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

6.0

Professor responsável

António Carlos Bárbara Grilo, Virgílio António Cruz Machado

Horas semanais

4

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a: 

1) Compreender as várias fases de um processo de decisão
2) Escolher qual o modelo mais adequado para aplicar em cada situação
3) Interpretar e definir os critérios a adotar em situações de incerteza
4) Avaliar alternativas e propor a decisão a tomar

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter conhecimentos base de Programação Linear.

Conteúdo

O gestor e os processos de decisão. Decisões estratégicas e operacionais. Fases do processo de decisão. Tipo de ambientes de tomada de decisão: certeza, risco e incerteza. 

Modelos de decisão deterministas. Seleção e avaliação de alternativas. Formulação e desenvolvimento do modelo. Modelos baseados na programação linear. Análise de sensibilidade. Análise de grandes variações. 
Critérios de decisão na incerteza. Valor da informação. Utilidade, indiferença e risco. Prémio de risco. Critérios de decisão com risco.
Árvores de decisão. Nós, alternativas e estados. Seleção, qualificação e valoração de alternativas. Análise de Bayes na estimativa de probabilidades. Valor da informação: imperfeita e perfeita.
Tomada de decisões com objetivos múltiplos. O método AHP. O método TOPSIS.

Simulação de Monte Carlo. Aplicações na Avaliação de Projetos de Investimento.

Cadeias de Markov.

Bibliografia

Applied Management Science: Modeling, Spreadsheet Analysis, and Communication for Decision Making, 2nd Edition by Lawrence, John A., Pasternack, Barry A. (2002)

Método de ensino

O método de ensino baseia-se nos seguintes princípios:
·      Exposição oral por parte do docente;
·      Debate com os alunos;
·      Resolução prática de casos de estudo;
·      Exercícios práticos de utilização de técnicas e métodos quantitativos;
·      Realização de trabalhos de grupo;
·      Apresentação e debate dos trabalhos;
·      Avaliação de conhecimento e desempenho individual.

Método de avaliação

Avaliação continua, baseada em 2 testes durante o período lectivo e 1 trabalho.

Cursos