Faculdade de Ciências e Tecnologia

Sociologia das Novas Tecnologias de Informação (A)

Código

7991

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

6.0

Professor responsável

António Paulo Brandão Moniz de Jesus

Horas semanais

3

Total de horas

95

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecimento dos princípios básicos da relação Tecnologia e Sociedade.

Capacidade de análise sobre a sociedade de informação e do conhecimento.

Informação sobre as abordagens de tecnologias e sistemas produtivos, sobre as condições de trabalho e o desenho do posto de trabalho em ambientes automatizados.

Conhecimento das questões em torno da negociação dos conflitos e concertação, e do surgimento de novos perfis profissionais na sociedade de informação.

Pré-requisitos

  • Domínio de inglês para ler artigos e relatórios científicos relacionados com a matéria
  • conhecimentos mínimos sobre acesso a bases de dados bibliográficas, quer da FCT-UNL, da FCSH-UNL, quer da www.b-on.pt
  • uso de meios computacionais para realização do relatório para a disciplina
  • acesso regular à página da disciplina (no Moodle)
  • Capacidade de utilização de ferramentas de apoio ao trabalho colaborativo.

 

Conteúdo

1. Tecnologia e Sociedade 1.1. Perspectivas teóricas da relação tecnologia e sociedade 1.2. Quadros teóricos de referência relevantes 1.3. Mudança tecnológica e mudança sócio-cultural

2. Da sociedade industrial à sociedade de informação 2.1. Características da sociedade industrial 2.2. A emergência da sociedade de informação e do conhecimento

3. Novas tecnologias, trabalho e organização 3.1. A abordagem tecnicista e a abordagem sócio-técnica 3.2. Tecnologia como factor contingencial 3.3. Características e potencialidades das novas tecnologias de informação 3.4. Novas tecnologias e sistemas produtivos: a prodútica e a burótica

4. Novas tecnologias e condições de trabalho 4.1. Caracterização e experiências de mudança de condições de trabalho e inovação tecnológica 4.2. Organização e desenho do posto de trabalho em ambientes automatizados

5. Introdução de novas tecnologias e relações profissionais 5.1. Teorias acerca da relação novas tecnologias e relações profissionais 5.2. Negociação dos conflitos e concertação: os “acordos de tecnologia” 5.3. Novos perfis profissionais e necessidades de formação

Bibliografia

Bechmann, Krings & Rader (2003): Across the Divide, Berlin, Sigma

Castells, M. (1996): The Rise of the Network Society, Blackwell

Cerdeira, M. C. (2004), Dinâmicas de Transformações das Relações Laborais em Portugal, Lisboa, DGERT

Fiolhais, R. (1998): Sobre as implicações jurídico-laborais do teletrabalho subordinado em Portugal, IEFP

Kovács, I., org (2005): Flexibilidade de emprego: Riscos e oportunidades, Celta

Machado, C.; Davim, J.P. (2014) Human Resource Management and Technological Challenges, Springer

Moniz, A. B. coord. (2002), Futuros do Emprego na Sociedade da Informação, Lisboa, DGEFP-MTS

Nentwich, M.; König, R. (2012), Cyberscience 2.0, Campus

OECD: Understanding the Digital Divide, Paris, OECD, 2001

Reich R. (2000), The future of success. Work and life in the New Economy, Vintage, London

Turkle, S. (2011), Alone Together, New York, Basic Books

Vincent J. et al. (2015) Social Robots from a Human Perspective, Springer

Método de ensino

Existirão ao longo de semestre alguns seminários temáticos de assistência obrigatória. Estes seminários poderão ser orientados por especialistas exteriores à FCT-UNL ou mesmo estrangeiros.

Em algumas aulas serão apresentados filmes ou casos para discussão. 

Quando fôr necessário, as aulas poderão ser em inglês

Em todas as aulas haverá recurso a internet para acesso a sítios de informação relevante para a disciplina e para simulação de trabalho individual e em equipa (bases de dados, acesso a bibliografia on line)

Método de avaliação

De acordo com os regulamentos de avaliação de conhecimentos da FCT-UNL, na disciplina Sociologia das Novas Tecnologias de Informação A (3º ciclo) as regras para a avaliação de conhecimentos são as seguintes:
1. Existirão duas formas de avaliação de conhecimentos:
a) avaliação contínua, ao longo do ano lectivo
b) exame final.
2. Apenas serão admitidos na avaliação ao longo do ano lectivo os alunos que optam por este tipo de avaliação até 15 dias após o início das aulas e que frequentem regularmente as aulas.
3. A avaliação contínua implica a realização de um Relatório elaborado sobre um tema escolhido do programa
4. O relatório escrito poderá ser realizado da seguinte forma:

  • um estudo de carácter teórico-prático que será elaborado sobre um tema escolhido na 2ª e/ou 3ª semana do semestre, sob a orientação do docente.
  • Um artigo de investigação baseado em revisão de literatura e recolha de dados
  • A dimensão deverá ser cerca de 25 a 30 páginas dactilografadas (de 30 linhas por página).

A discussão do relatório constitui igualmente um elemento de avaliação.
6. A ponderação das provas será a seguinte:
- Participação nas aulas e reuniões de acompanhamento: 20 %;
- Relatórios: 80 %.
7. Avaliação por exame final
O exame final consiste em provas escritas e orais. Serão aprovados na prova escrita os alunos que tiveram uma classificação 10 ou superior. Podem prestar provas orais os alunos que obtiveram uma classificação igual ou superior a 7 na prova escrita. Serão dispensados os alunos com classificação igual ou superior a 10 na prova escrita.

 

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