
Bionanotecnologia
Código
9192
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
6.0
Professor responsável
José Ricardo Ramos Franco Tavares, Pedro Miguel Ribeiro Viana Baptista
Horas semanais
5
Total de horas
62
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo geral de aprendizagem é o de sensibilizar o aluno para a importância das nanotecnologias em geral e em particular das suas aplicações no campo da biomedicina.
Objectivos específicos: Aplicações de nanotecnologia a biodiagnóstico e à construção de biossensores. Aplicações de bionanotecnologia no campo do diagnóstico médico e investigação biomédica.
Conteúdo
Origem e importância da Nanotecnologia
Efeito de escala e propriedades físico-químicas de nanomateriais
Nanofabricação: abordagem “bottom-up” e “top-down”
Técnicas microscópicas de caracterização de nanomateriais (TEM, SEM, SPR)
Bionanotecnologia e Bionanomáquinas
Aplicações de nanopartículas em Medicina
Nanotecnologia e Química Verde
Nanotoxicologia
Construção de nanoestruturas
Funcionalização de superfícies
Self-assembling
Biopolimerização
Cross-linking
Nanoestruturas baseadas em DNA
Electrónica
Biomimetização
Nanoestruturas baseadas em proteínas
Aplicações em bionanodetecção
DNA e RNA (técnicas com e sem reticulação)
Nanopartículas como agentes de transporte de fármacos e genes
Bibliografia
“Nanobiotechnology: Concepts, Applications and Perspectives”
C.M. Niemeyer, C.A. Mirkin (Eds.), 2004, Wiley-VCH, Weinhein, Germany
“Materials Chemistry”
B.D. Fahlman, 2007, Springer, Dordrecht, the Netherlands
“Bionanotechnology”, D.S. Goodsell, 2004, Wiley-Liss, Hoboken, NJ, USA
Método de ensino
Aulas teórico-práticas de 2 h para expoisção de matéria e resolução de problemas. As aulas práticas com 3 h de duração, efectuar-se-ão nos laboratórios com realização de trabalhos experimentais segundo protocolos sujeitos a preparação prévia pelos alunos; seguido da realização de relatório.
Método de avaliação
A UC tem uma tipologia de "Seminário", não se realizando qualquer Exame de Recurso ou de Época Especial, nem havendo possibilidade de melhoria de nota.
São as seguintes as componentes de Avaliação:
1) Monografia em grupo sobre um tema proposto pelo docente ou sugerido pelo grupo e aprovado pelo docente (40%)
2) “Peer review” da monografia de outro grupo (15%)
3) Relatórios em grupo e apresentação oral e discussão na aula dos Trabalhos Práticos P1 a P4 (25%)
4) Avaliação individual escrita, na aula, de um Resumo (Abstract) de artigos científicos propostos pelo docente e dos quais foi eliminado o Resumo (10%)
5) “Pitch” oral e discussão na aula de temas fornecidos (10%)