
Factores Sociais da Inovação A
Código
9791
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
6.0
Professor responsável
António Paulo Brandão Moniz de Jesus
Horas semanais
2
Total de horas
82
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecimento dos processos de inovação a nível empresarial, e as suas implicações e necessidades económicas e sociais
Noções de economias solidárias e sustentáveis. Desenvolvimento da informação sobre políticas de ciência e tecnologias a níveis regional e nacional na Europa, nos EUA e no Japão
Análise de indicadores de inovação científica e tecnológica e suas políticas
Pré-requisitos
Conhecimentos da língua inglesa e de capacidades de acesso a bases de dados bibliográficas digitais.
Uso de ferramentas computacionais para organizar e desenvolver o relatório para a disciplina . Acesso regular à página web da disciplina.
Conteúdo
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Introdução à dimensão social da inovação: agentes, instituições, políticas
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Inovação tecnológica com características sustentáveis: inovação responsável
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Economia solidária como factor social de inovação
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Indicadores de inovação sustentável: aplicação a estudos de caso
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Políticas responsáveis de ciência e tecnologia na Europa, EUA e Japão
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Os planos de decisão estratégica de investimento tecnológico: exemplos e simulação
Bibliografia
Burns, Tom; Stalker, G.M., The management of innovation, Oxford. 1995. 3rd ed.. 269 p.
CALLON, M.; LARÉDO, P.; MUSTAR, P.: The Strategic Management of Research and Technology, Paris, Economica Int., 1997.
Habermas, J. (2015), The Lure of Technocracy, Polity Press
LAY, Gunter; SHAPIRA, Philip; WENGEL, Jürgen Eds. (1999): Innovation in Production – The Adoption and Impacts of New Manufacturing Concepts in German Industry, Heidelberg, Physica-Verlag.
Machado, C.; Davim, J.P. (2014) Human Resource Management and Technological Challenges, Springer
Oliveira, Luisa, Sociologia da Inovação, Oeiras, Celta, 2008
Reich, R. (2000), The future of success. Work and life in the New Economy, Vintage, London.
Rodrigues, M.J. et al. (coord.), Para uma Política de Inovação em Portugal, Lisboa, Ed. D.Quixote, 2003
von Hippel, E. (2005), Democratizing Innovation, MIT Press
Método de ensino
No processo de avaliação contínua, o principal objectivo é desenvolver relatórios em grupo, de preferência, relacionados com as dissertações ou estágios.
Cada grupo deverá escolher um tópico relativo ao seu tema de projecto final do curso, e analisá-lo através de informação recolhida sobre processos de inovação, as suas aplicações industriais, a investigação e desenvolvimento sobre esse tópico em Portugal, ao nível europeu, e eventualmente num caso nacional específico.
Deverá ser recolhido material informativo de IGNOREes institucionais norte-americanas e japonesas acerca de políticas de inovação.