Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Parasitoses Oportunistas no contexto da Infecção VIH/Sida.

Código

1290030

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Departamento

Unidade de Parasitologia Médica

Créditos

2

Professor responsável

Olga Matos

Horas semanais

T-2; TP-2;PL-16; S-3; OT-10 ;

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as parasitoses humanas oportunistas no contexto da infeção VIH/Sida) nas áreas da, epidemiologia, patogenia, clínica, diagnóstico, tratamento, prevenção e controlo.
No fim da UC os alunos devem estar aptos a:
1. Selecionar as técnicas de diagnóstico e datação das parasitoses oportunistas humanas – PO- (criptosporidiose, microsporidiose, toxoplasmose, pneumocistose), adequadas à situação/doença e a executarem as técnicas mais utilizadas.
2. Aplicar os métodos moleculares ao estudo da epidemiologia das PO: a) à deteção e diferenciação de espécies/genótipos/subgenótipos dos parasitas oportunistas; b) à identificação das IGNOREes de contaminação nos surtos epidémicos de origem hídrica e alimentar; c) à caracterização da dinâmica de transmissão das infeções em áreas endémicas; d) à determinação da importância para a Saúde Pública da presença de parasitas oportunistas na água de consumo público; e) à comparação patogenicidade / características da infeção provocada por espécies / genótipos de parasitas oportunistas
3. Executar as técnicas de biologia molecular mais utilizadas no estudo/caracterização das PO.
4. Aplicar as medidas de controlo/prevenção nas PO.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

1. Parasitoses oportunistas no contexto da infeção VIH/Sida – patogenia, clínica e tratamento.
2. Diagnóstico laboratorial das parasitoses oportunistas (execução das técnicas mais utilizadas).
3. Epidemiologia molecular das principais parasitoses oportunistas (execução das técnicas mais utilizadas).
4. Introdução aos produtos naturais aplicados à Parasitologia.

Bibliografia

• Garcia L. S. (2007). Diagnostic Medical Parasitology, 5ª edição. ASM Press. Washington, DC, USA.
• Xiao L, Fayer R, Ryan U,Upton ST. Cryptosporidium Taxonomy: Recent Advances and Implications for Public Health. Clin Microbiol Rev, 2004, 17: 72–97.
• Cecile-Marie Aliouat-Denis, Magali Chabe´, Christine Demanche, El Moukhtar Aliouat,Eric Viscogliosi, Jacques Guillot, Laurence Delhaes, Eduardo Dei-Cas. Pneumocystis species, co-evolution and pathogenic power. Infection, Genetics and Evolution, 2008, 8: 708–726.
• Sibley LD, Khan A, Ajioka JW, Rosenthal BM. Genetic diversity of Toxoplasma gondii in animals and humans. Philos Trans R Soc Lond B Biol Sci. 2009;364(1530):2749-61. Review.

Método de ensino

Aulas práticas, teórico-práticas e seminário.

Método de avaliação

Avaliação contínua para determinar o progresso da aprendizagem, quanto aos objetivos que estamos a tentar atingir. Como tal, parâmetros como a assiduidade, atitude dinâmica e participativa nas várias atividades pedagógicas (por exemplo, a apresentação de temas no seminário), disponibilidade, curiosidade, integração de conhecimentos e relacionamento com os colegas serão tidos em conta. A classificação será atribuída segundo uma escala de 0-20 valores, com base: na avaliação contínua e num exame escrito apresentação e conteúdo do tema a desenvolver no seminário. Aprovação com classificação igual ou maior que 10 valores.

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