Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Entomologia Médica

Code

1290035

Academic unit

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Department

Unidade de Parasitologia Médica

Credits

11

Teacher in charge

Paulo Almeida

Weekly hours

Mencionado abaixo em "Métodos de Ensino"

Teaching language

Português ;

Objectives

No final do ensino da unidade curricular “Entomologia Médica”, os alunos deverão estar aptos a:
1 - Conhecer a intervenção dos artrópodes em Medicina, e descrever os factores e mecanismos que a determinam;
2 - Definir a Entomologia Médica, e distinguir os modos pelos quais os artrópodes assumem importância médica;
3 - Descrever e distinguir os tipos e mecanismos de transmissão de agentes patogénicos pelos artrópodes;
4 - Descrever os métodos de identificação dos principais grupos de artrópodes com importância médica, e identificar exemplares dos artrópodes;
5 - Descrever a importância médica, distribuição geográfica e características bio-ecológicas relevantes dos seguintes grupos de artrópodes:
- Pentastomida; Scorpionida; Araneae; Acari; Triatominae; Phtiraptera; Siphonaptera; Simuliidae; Ceratopogonidae; Phlebotominae; Culicidae; Tabanidae; Glossinidae; Muscomorpha;
6 - Definir, explicar e analisar os conceitos de vector, competência vectora, capacidade vectorial e taxa entomológica de inoculação;
7 - Caracterizar a epidemiologia das doenças transmitidas por artrópodes;
8 - Descrever as técnicas entomológicas de prospecção;
9 - Analisar as introduções de artrópodes exóticos, bem como as suas possíveis consequências. Discutir criticamente os métodos de vigilância entomológica e combate a essas mesmas introduções;
10 - Discutir a problemática do aquecimento global e as doenças transmitidas por artrópodes;

Prerequisites

Não se aplica.

Subject matter

Os conteúdos da Entomologia Médica, são organizados em três grandes grupos: (i) Conceitos em Entomologia Médica; (ii) Os artrópodes com importância médica e (iii) Vigilância e Controlo em Entomologia Médica.
O estabelecimento da Entomologia Médica, a terminologia e conceitos fundamentais. A sistemática geral e a importância médica dos artrópodes;
Principais grupos de artrópodes com importância médica: escorpiões, aranhas, ácaros, carraças, piolhos, percevejos, triatomíneos, pulgas, simulídeos, flebótomos, culicóides, mosquitos, tabanídeos, moscas tsé-tsé e moscas sinantrópicas. Em relação a estes, focar-se-á: a sistemática; distribuição geográfica; morfologia geral; ciclo de vida; fisiologia; bioecologia; importância médica; relações vetor-agente e vetor-hospedeiro; epidemiologia das doenças de que são vetores ou agentes; principais métodos de prospeção e conservação, identificação e controlo.
A monitorização das populações de vetores e a introdução de espécies exóticas e suas consequências; o aquecimento global, as populações de artrópodes e as doenças re- e emergentes
As principais grandezas entomológicas na transmissão das doenças de transmissão vetorial (exemplo a malária): Eficácia Vetorial, Competência Vetora, Capacidade Vetorial, Taxa Entomológica de Inoculação e Taxa Básica de Reprodução por Caso.

Bibliography

• BEATY, B.J. and MARQUARDT, W.C. 2005. The Biology of Disease Vectors. University Press of Colorado, Niwot, Colorado, U.S.A., 632 pp.
• COOK, G.C. and ZUMLA, A. (Eds.) 2003/2009. Manson's Tropical Diseases. Twentieth first/second edition, W.B. Saunders, Elsevier Science Ltd., London, U.K., 1847 pp.
• SERVICE, M.W. 2000. Medical Entomology for Students, Second edition, Cambridge University Press, Cambridge, UK, 283 pp.
• SMITH, K.G.V. 1988. Insects and other Arthropods of Medical Importance. The trustees of the British Museum of Natural History, London, U.K., 561 pp.
• TAKKEN, W. and KNOLS, B.G.J. 2007. Emerging pests and vector-borne diseases in Europe. Ecology and control of vector-borne diseases. Vol.1. Wageningen Academic Publishres, The Netherlands, 499 pp.

Teaching method

Aulas teóricas;
Aulas teórico-práticas;
Práticas laboratoriais;
Seminários
Orientação tutorial: geral e acompanhamento de trabalhos para avaliação.

Evaluation method

• Avaliação contínua das aulas práticas.
• Seminários com apresentação pelos alunos e discussão.
• A nota final será composta por: 10% avaliação contínua; 15% seminários; 35% exame prático; 40% exame teórico, sendo necessário que os alunos atinjam a nota mínima de 9 valores (escala 0-20) a cada um dos elementos avaliativos.

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