
Anticorpos monoclonais: obtenção e aplicações
Código
1983002
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica
Créditos
5
Professor responsável
Maria do Rosário F. O. Martins e Luzia Gonçalves
Horas semanais
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
No final desta unidade curricular os alunos devem compreender e aplicar os conceitos essenciais da Estatística, procurando utilizá-la com responsabilidade e ponderação nas suas investigações em Saúde, sabendo que a consulta e o diálogo com os estatísticos é fundamental em determinados aspectos. Os alunos deverão: 1. Compreender a importância da utilização da Estatística no início do delineamento de projectos de investigação em saúde e desenvolvimento. 2. Compreender a importância da aleatoriedade no processo de amostragem. 3. Compreender os processos de recolha de dados que assegurem a sua qualidade. 4. Utilizar adequadamente conceitos de análise exploratória de dados e estatística descritiva 5. Aplicar os conceitos de estimação pontual e intervalar. 6. Saber decidir entre os testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos mais usuais nas aplicações biomédicas. 7. Verificar dos pressupostos exigidos na inferência estatística. 8. Aplicar os conceitos de correlação linear e associação. 9. Ser capazes de especificar o modelo de regressão linear múltipla, interpretar os resultados da sua estimação e avaliar a qualidade de ajustamento do modelo. 10. Utilizar correctamente o modelo de regressão logística e interpretar os coeficientes estimados em termos de odds ratio. 11. Analisar criticamente dos resultados produzidos no programa SPSS. 12. Utilizar de forma responsável e consciente o programa SPSS ou outros programas complementares.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
I. Enquadramento da Estatística na investigação em saúde e desenvolvimento. II. A importância do protocolo de investigação. III. A importância da aleatoriedade em Estatística. Alguns métodos de amostragem. IV. Definição e classificação de variáveis. Alguns cuidados com a recolha e informatização dos dados. V. Análise exploratória de dados e estatística descritiva: 1. Medidas de localização 2. Medidas de dispersão 3. Tabelas de frequências 4. Representações gráficas VI. Inferência estatística: 1. Parâmetros, estatísticas e distribuições amostrais; 2. Estimação pontual e por intervalos de confiança; 3. Conceitos gerais sobre testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos 4. Como usar estes conceitos no cálculo do tamanho da amostra 5. Comparação de populações a partir de amostras independentes: • A importância dos pressupostos dos testes paramétricos: Testes de Kolmogorov-Smirnov, Shapiro-Wilk e Teste de Levene • Teste T para duas amostras independentes versus Teste de Mann-Whitney-Wilcoxon • Análise de variância (ANOVA) versus Teste de Kruskal-Wallis. Comparações Múltiplas. • Teste de Qui-Quadrado para a homogeneidade (e independência) VII. Análise Bivariada e Multivariada 1. Correlação Linear de Pearson e de Spearman 2. Associação. Teste de Qui-Quadrado e de Fisher 3. Regressão Linear Múltipla • Especificação e Estimação do Modelo • Interpretação dos coeficientes estimados em termos de impacto • Variáveis dummy e sua codificação • Medida de Qualidade do Ajustamento: coeficiente de determinação 4. Regressão Logística • Estimação do Modelo e interpretação dos coeficientes estimados em termos de odds-ratio; Intervalo de confiança para os odds ratio • Medidas de Qualidade do Ajustamento: curva ROC
Bibliografia
Callegari-Jacques, S. (2003) Bioestatística – Princípios e Aplicações. Artmed Editora SA. Daniel, W.W. (2004) Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. 8th Edition. John Wiley and Sons. Sheskin, D. J. (2007) Handbook of Parametric and Nonparametric Statistical Procedures. 4th Edition, Chapman and Hall/CRC. G. Cunha, M. Rosário Martins, R. Sousa, F. Ferraz Oliveira. Estatística Aplicada às Ciências e Tecnologias da Saúde, Editora LIDEL. Douglas G. Altman. Practical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall/CRC Texts in Statistical Science. JM Bland and Douglas G. Altman, Statistical Notes (BMJ)
Método de ensino
Aulas presenciais e tutoriais. As aulas presenciais serão teórico-práticas, envolvendo a análise de bases de dados através da utilização de programas estatísticos, nomeadamente o Programa SPSS. A discussão de artigos é também promovida.
Método de avaliação
Exame e/ou trabalhos. O exame inclui questões de resposta múltipla e outras de desenvolvimento, tendo duração de duas horas. O trabalho envolvendo a análise de bases de dados através da utilização de programas estatísticos.