Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Importância Médica das Espiroquetas Zoonóticas: Leptospira e Borrelia

Código

5573016

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

6

Professor responsável

Maria Luísa Vieira

Horas semanais

T: 7h30’
TP: 2h
PL: 17h30’
TC: 5h
S: 3h
OT: 4h
O: 1h

Língua de ensino

Português (considerando que esta UC está integrada no plano curricular do 2º ciclo do MMM)

Objectivos

Com a presente Unidade Curricular (UC) procura-se contribuir para uma formação teórico-prática no contexto da biologia, vias de transmissão e eco-epidemiologia de duas importantes espiroquetas de importância médica e dotar os alunos das respetivas ferramentas para o diagnóstico laboratorial das patologias que lhes estão associadas. Pretende-se que os alunos fiquem aptos a:
• Compreender a importância epidemiológica (re)emergente das duas espiroquetoses: (Leptospirose e Borreliose de Lyme ) ambas de crescente importância em Saúde Pública, sendo dado particular enfoque para a situação em Portugal, Arquipélago dos Açores, no que respeita à Leptospirose e em todo o país para a doença de Lyme.
• Conhecer e aplicar as atuais abordagens laboratoriais (imunológicas e moleculares) que permitam melhorar o diagnóstico laboratoria, contribuindo para uma terapêutica mais atempada e eficiente
• Interpretar os resultados obtidos face à biologia e patogénese dos agentes envolvidos (leptospiras e borrélias) e os respetivos impactes na saúde das populações (humana e de outras espécies animais).

Pré-requisitos

Mestres ou grau equivalente em áreas das Ciências Biológicas e Saúde ou em áreas afins.

Conteúdo

Aulas teóricas:
• Leptospiras e leptospirose - atualização do tema;
• O papel dos roedores (principais reservatórios) na transmissão dos agentes da leptospirose;
• Artrópodes como vetores do complexo Borrelia burgdorferi sensu lato;
• Borrélias e borreliose de Lyme - atualização do tema;
• Leptospirose e borreliose de Lyme - perspetiva clínica
Aulas teórico-práticas e práticas;
• Leptospira spp e leptospirose: Diagnóstico - MACRO - técnica de rastreio; MAT - técnica de referência (OMS);
• Observação microscópica de leptospiras;
• Extração de DNA de Leptospira - Testes moleculares;
• Identificação genómica - diagnóstico;
• Investigação/Leptospirose - Projetos (aplicações práticos);
• Observação de ixodídeos;
• Borrelia spp e Borreliose de Lyme: observação microscópica de borrélias;
• Diagnóstico - IFA - técnica de rastreio; WB - técnica de referência;
• Testes moleculares - diagnóstico;
• Borrelia spp / identificação genómica;
Mesa redonda e Seminário
• Discussão dos resultados laboratoriais obtidos
• Seminário - apresentação e discussão de um artigo científico na temática da UC

Bibliografia

2011 - Emergence, control and re-emerging leptospirosis: dynamics of infection in the changing world. Clin Microbiol Infect, 17(4): 494-501. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21414083
doi: 10.1111/j.1469-0691.2011.03474.x.
2014 - Leptospirosis diagnosis: competancy of various laboratory tests. J Clin Diagn Res. 8(1):199-202. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24596774
doi: 10.7860/JCDR/2014/6593.3950.
2014 - Rapid tests for diagnosis of leptospirosis: current tools and emerging technologies. Diagn Microbiol Infect Dis, 78(1):1-8.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24207075
doi: 10.1016/j.diagmicrobio.2013.09.012.
2014 - DNA persistence after treatment of Lyme borreliosis. Folia Microbiol (Praha), 59(2):115-25. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23929025
doi: 10.1007/s12223-013-0272-4
2014 - Utility of serodiagnostics designed for use in the United States for detection of Lyme borreliosis acquired in Europe and vice versa. Med Microbiol Immunol, 203(1):65-71. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24218117
doi: 10.1007/s00430-013-0315-0

Método de ensino

- Aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e tutoriais:
- Mesa redonda com a participação ativa de todos os alunos para discussão de resultados e seminário, moderados pelos docentes envolvidos na Unidade Curricular.

Método de avaliação

- Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, são sujeitos a avaliação contínua (assiduidade e participação ativa nas aulas (em particular,nas práticas) e participação na discussão do trabalho laboratorial (mesa redonda e seminário) - 40%;
- Exame escrito final (teste de escolha múltipla) - 60%;
- Escala de classificação de 0 a 20.
- Aprovação com classificação igual ou superior a 10.

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