
Importância Médica das Espiroquetas Zoonóticas: Leptospira e Borrelia
Código
5573016
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
6
Professor responsável
Maria Luísa Vieira
Horas semanais
T: 7h30’ TP: 2h PL: 17h30’ TC: 5h S: 3h OT: 4h O: 1h
Língua de ensino
Português (considerando que esta UC está integrada no plano curricular do 2º ciclo do MMM)
Objectivos
Com a presente Unidade Curricular (UC) procura-se contribuir para uma formação teórico-prática no contexto da biologia, vias de transmissão e eco-epidemiologia de duas importantes espiroquetas de importância médica e dotar os alunos das respetivas ferramentas para o diagnóstico laboratorial das patologias que lhes estão associadas. Pretende-se que os alunos fiquem aptos a: • Compreender a importância epidemiológica (re)emergente das duas espiroquetoses: (Leptospirose e Borreliose de Lyme ) ambas de crescente importância em Saúde Pública, sendo dado particular enfoque para a situação em Portugal, Arquipélago dos Açores, no que respeita à Leptospirose e em todo o país para a doença de Lyme. • Conhecer e aplicar as atuais abordagens laboratoriais (imunológicas e moleculares) que permitam melhorar o diagnóstico laboratoria, contribuindo para uma terapêutica mais atempada e eficiente • Interpretar os resultados obtidos face à biologia e patogénese dos agentes envolvidos (leptospiras e borrélias) e os respetivos impactes na saúde das populações (humana e de outras espécies animais).
Pré-requisitos
Mestres ou grau equivalente em áreas das Ciências Biológicas e Saúde ou em áreas afins.
Conteúdo
Aulas teóricas: • Leptospiras e leptospirose - atualização do tema; • O papel dos roedores (principais reservatórios) na transmissão dos agentes da leptospirose; • Artrópodes como vetores do complexo Borrelia burgdorferi sensu lato; • Borrélias e borreliose de Lyme - atualização do tema; • Leptospirose e borreliose de Lyme - perspetiva clínica Aulas teórico-práticas e práticas; • Leptospira spp e leptospirose: Diagnóstico - MACRO - técnica de rastreio; MAT - técnica de referência (OMS); • Observação microscópica de leptospiras; • Extração de DNA de Leptospira - Testes moleculares; • Identificação genómica - diagnóstico; • Investigação/Leptospirose - Projetos (aplicações práticos); • Observação de ixodídeos; • Borrelia spp e Borreliose de Lyme: observação microscópica de borrélias; • Diagnóstico - IFA - técnica de rastreio; WB - técnica de referência; • Testes moleculares - diagnóstico; • Borrelia spp / identificação genómica; Mesa redonda e Seminário • Discussão dos resultados laboratoriais obtidos • Seminário - apresentação e discussão de um artigo científico na temática da UC
Bibliografia
2011 - Emergence, control and re-emerging leptospirosis: dynamics of infection in the changing world. Clin Microbiol Infect, 17(4): 494-501. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21414083 doi: 10.1111/j.1469-0691.2011.03474.x. 2014 - Leptospirosis diagnosis: competancy of various laboratory tests. J Clin Diagn Res. 8(1):199-202. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24596774 doi: 10.7860/JCDR/2014/6593.3950. 2014 - Rapid tests for diagnosis of leptospirosis: current tools and emerging technologies. Diagn Microbiol Infect Dis, 78(1):1-8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24207075 doi: 10.1016/j.diagmicrobio.2013.09.012. 2014 - DNA persistence after treatment of Lyme borreliosis. Folia Microbiol (Praha), 59(2):115-25. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23929025 doi: 10.1007/s12223-013-0272-4 2014 - Utility of serodiagnostics designed for use in the United States for detection of Lyme borreliosis acquired in Europe and vice versa. Med Microbiol Immunol, 203(1):65-71. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24218117 doi: 10.1007/s00430-013-0315-0
Método de ensino
- Aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e tutoriais: - Mesa redonda com a participação ativa de todos os alunos para discussão de resultados e seminário, moderados pelos docentes envolvidos na Unidade Curricular.
Método de avaliação
- Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, são sujeitos a avaliação contínua (assiduidade e participação ativa nas aulas (em particular,nas práticas) e participação na discussão do trabalho laboratorial (mesa redonda e seminário) - 40%; - Exame escrito final (teste de escolha múltipla) - 60%; - Escala de classificação de 0 a 20. - Aprovação com classificação igual ou superior a 10.