
Parasitologia Geral
Code
9512004
Academic unit
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Credits
4
Teacher in charge
Olga Matos
Weekly hours
T: Aulas teóricas: Horas / semana (Total de Horas, distribuídas por semanas) OT: Orientação tutorial: Horas / semana (Total de Horas, distribuídas por semanas) T-14; TP-14; S-6; OT-8
Teaching language
Português
Objectives
Terminologia e conceitos básicos em Parasitologia Médica. Introdução à Protozoologia. Helmintologia e Entomologia Médicas. Noções de controlo das parasitoses humanas.
Prerequisites
Não se aplica
Subject matter
1 - Caracterização da Protozoologia, Helmintologia e Entomologia e a sua inserção no domínio da Parasitologia Médica. 2 - Taxonomia dos protozoários, helmintas e artrópodes com interesse em Medicina humana. 3 - Características morfológicas e biológicas dos parasitas patogénicos e não patogénicos mais comuns e sua identificação. 4 - Importância médica dos principais parasitas patogénicos para o Homem e dos potencialmente patogénicos com interesse em Medicina. 5 – Relação entre o ciclo de vida e a imunidade do hospedeiro. 6 – Relação entre a patogénese e o quadro clínico. 7 – Conceito de parasitose oportunista no contexto da imunodeficiência. 8 - Ecologia das parasitoses. 9 - Técnicas utilizadas no diagnóstico das parasitoses com interesse médico. 10 - Profilaxia e controlo das parasitoses com interesse médico.
Bibliography
W Petters and Geoffrey Pasvol. 2007. Atlas of Tropical Medicine and Parasitology. 6th Edition. Elsevier Science London, UK. Garcia L. S. 2007. Diagnostic Medical Parasitology. 5ª edição. ASM Press. Washington, DC, USA. Manson's Tropical Diseases. 2002. 21ª edição, Cook G. C. and Zumla A. I. (Ed.),WB Saunders, London, UK.
Teaching method
Aulas teóricas, teórico-práticas, práticas
Evaluation method
Avaliação contínua para determinar o progresso da aprendizagem, quanto aos objectivos que pretendemos atingir. Como tal, parâmetros como a assiduidade, atitude dinâmica e participativa nas várias actividades pedagógicas, disponibilidade, curiosidade, integração de conhecimentos e relacionamento com os colegas serão tidos em conta. A classificação será atribuída segundo uma escala de 0-20 valores, com base: num exame constituído por uma parte teórica (ponderação de 60%) com 30 perguntas de resposta múltipla; e uma parte prática (ponderação de 40%) em que os alunos terão que identificar exemplares de parasitas e insectos vectores apresentados nas aulas práticas de Protozoologia, Helmintologia e Entomologia. O aluno estará aprovado se tiver uma classificação final igual ou maior que 10 valores.