Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Génomica e Proteómica aplicadas a Doenças Infecciosas

Código

9512026

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

2

Professor responsável

João Rodrigues

Horas semanais

T: Aulas teóricas: Horas / semana (Total de Horas, distribuídas por semanas)
OT: Orientação tutorial: Horas / semana (Total de Horas, distribuídas por semanas) 8 T + 10 TP + 4 OT

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Melhorar as competências na utilização de ferramentas pós-genómicas (obj. Geral);
- Compreender o conjunto de ferramentas disponíveis e sua aplicação;
- Compreender, distinguir e avaliar de forma critica os benefícios específicos de cada tecnologia apresentada e sua aplicabilidade no sistema a estudar;
- Desenvolver a capacidade de analisar dados obtidos e aplicar na resolução de casos práticos;
- Desenvolver a capacidade de planificar experiências, modificar e integrar com outras metodologias de uso comum em doenças infecciosas;

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

- Introdução às técnicas para sequenciação automatizada de fragmentos de DNA e genomas completos;
- Genómica Funcional, DNA Microarrays e RNA Sequencing;
- Preparação de amostras em Proteómica; Separação de proteínas e péptidos;
- Espectrometria de Massa para identificação de péptidos/proteínas e modificações pós-traducionais;
- Proteómica Quantitativa e Identificação de interacções entre proteínas;
- Metodologias para expressão e purificação de proteínas recombinantes;
- Exemplos da aplicação de genómica e proteómica ao estudo de doenças infecciosas.

Bibliografia

- Arthur Lesk, Introduction to Genomics, 2nd ed. (2012) OUP.
- Josip Lovric, Introducing Proteomics: From Concepts to Sample Separation, Mass Spectrometry and Data Analysis (2011) Wiley-Blackwell.
- Arthur Lesk, Introduction to Protein Science, 2nd ed. (2010) OUP.
- Artigos recentes de particular relevância a providenciar pelos docentes.

Método de ensino

- Exposição de conteúdos em formato de lição/conferência;
- Apresentação e discussão de “case-studies”;
- Sessões teórico-práticas com resolução de problemas

Método de avaliação

- Avaliação de trabalho escrito (preparação de um projecto de investigação) em grupo;
- Avaliação de desempenho do grupo na defesa do seu projecto via apresentação oral e discussão com docentes e colegas;
- Avaliação pelos colegas “peers”;
- Teste de escolha múltipla individual.

Cursos