
Pós-Graduação em Marketing Intelligence
Ciclo
Curso de Pós-graduação
Grau
Não atribuido
Coordenador ECTS
Objectivos educativos
A pós-graduação em Marketing Intelligence visa a formação de técnicos e gestores capacitados para liderar e orientar a recolha, organização, análise, exploração e disseminação de informação de marketing nas organizações. Este curso tem por principal objectivo fornecer uma formação pós-graduada equilibrada entre uma componente baseada nos instrumentos e metodologias de gestão de marketing, e uma componente suportada nas metodologias e técnicas de análise e gestão de informação.
Esta pós-graduação dirige-se a todos aqueles que assumem funções e/ou responsabilidades na área dos Sistemas de Informação. Os gestores e técnicos que exercem funções nas áreas de Gestão da Organização e Informática, na Coordenação de Projectos de Sistemas de Informação, no Desenvolvimento de Sistemas de Informação, na Gestão da Informação, na Auditoria Informática, na Qualidade dos Sistemas de Informação ou na Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários desta pós-graduação.
O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:
- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de marketing;
- Conhecer o comportamento dos clientes e conceber e gerir politicas de relacionamento com os mesmos;
- Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, a organização e o acesso à informação de marketing no contexto das organizações;
- Utilizar as diversas metodologias e ferramentas de exploração e análise de forma a reduzir os níveis de incerteza associados à resolução de problemas de marketing;
- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação de marketing no contexto das organizações.
Candidaturas - ano letivo 2017/2018
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae e submeter a candidatura no final, de 4 de abril a 11 de maio de 2017. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.
Condições de acesso
Os requisitos para poder efetuar a candidatura são:
- Licenciatura em área compatível;
- Análise ao currículo académico e profissional do candidato;
- Realização de uma entrevista.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Marketing Intelligence, os alunos têm que realizar 8 disciplinas, das quais 5 são obrigatórias e as restantes opcionais de um conjunto de mais de 30 disciplinas disponíveis.
Acesso a outros cursos
A pós-graduação confere acesso à obtenção do grau de mestre em Gestão de Informação, com especialização em Marketing Intelligence, mediante a realização de uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional e ainda a aprovação à disciplina de Metodologias de Investigação
De referir que a inscrição na pós-graduação dá direito à inscrição a dez disciplinas.
Regras de avaliação
A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.