
Comportamento nas Organizações
Código
100023
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
4.0
Professor responsável
Natividade Helena Mateus Jerónimo
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Em complemento das capacidades técnicas, os profissionais de STI devem compreender o contexto social e profissional das tecnologias de informação e computação e aderir a códigos de conduta éticos vigentes na organização. Esta área de conhecimento cobre os aspectos históricos, sociais, profissionais e éticos da computação e da vida social nas organizações. Identifica como é que o trabalho em equipa está integrado nas tecnologias de informação e como é que estas suportam a organização. Também realça técnicas profissionais de comunicação escrita e orais dentro da organização.
Pré-requisitos
Nenhuns
Conteúdo
1. Introdução ao comportamento nas organizações
O caso particular das organizações de computação
2. Bases do comportamento individual
A diversidade nas organizações
Atitudes e emoções
Personalidade e valores
Percepção e tomada de decisão individual
Motivação: dos conceitos às aplicações
3. Bases do comportamento grupal
Grupos: estrutura, propriedades e decisão
Trabalho em equipa
Comunicação interpessoal e organizacional
Liderança e poder
Bibliografia
Robbins, Stephen P., and Timothy A. Judge (2017), Organizational Behavior, 17th ed., Pearson.
Método de ensino
Aulas Teóricas-práticas
Método de avaliação
a) Avaliação Contínua + Exame
+ Resolução em grupo de 2 estudos de caso (ensaios escritos): 20%
+ Apresentação oral em contexto de aula de um dos estudos de caso: 10%
+ teste de avaliação contínua individual realizado a meio do semestre (sem consulta): 30%
+ Exame individual com toda a matéria leccionada (sem consulta): 40%
b) Exame individual (pa aqueles alunos que não fazem "avaliação contínua", sem consulta): 100%
NOTA IMPORTANTE:
-Todos os grupos devem resolver dois estudos de caso. Um desses estudos de caso será apresentado oralmente em contexto de aula (de acordo com a calendarização definida pela docente)
-A apresentação oral do estudo de caso em contexto de aula é obrigatória para TODOS os membros do grupo
-Para além da apresentação, os grupos devem estar preparados para responder a questões colocadas pela docente e/ou colegas
-A nota da apresentação oral é igual para todos os membros dos grupos
-A resolução do estudo de caso deve estar apoiada nos contributos teóricos do capítulo correspondente no manual da disciplina
-São fortemente encorajadas a criatividade e a inovação, assim como o uso de tecnologia e suporte visual
-Os ensaios escritos de resolução dos estudos de caso devem ser entregues à docente no mesmo dia da apresentaçao oral
-Os estudantes que cumpram com sucesso os vários itens da avaliaçao contínua podem escolher fazer o exame na 1ª ou na 2ª época.