
Sondagens
Código
100098
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Miguel Pereira Simões Coelho
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
-Proporcionar conhecimentos sobre os métodos de amostragem estatística e as condições e situações onde cada um é apropriado.
-Proporcionar a prática na aplicação dos métodos de amostragem discutidos em sala de aula e os cálculos das estimativas desejadas e as suas medidas de precisão.
-Proporcionar a prática para seleccionar o plano de amostragem mais adequado de acordo com cada situação.
-Interpretar correctamente as estimativas pontuais à luz das medidas de precisão.
Pré-requisitos
Domínio de conceitos e da aplicação de:
Estatística descritiva
Estatística inferencial
Conteúdo
1. Introdução às Metodologias de Sondagens
2. Sondagem Aleatória Simples
3. Sondagem Aleatória Estratificada
4. Sondagem por Conglomerados
5. Sondagem em Duas Etapas
Bibliografia
Cochran, W. (1977). Sampling Techniques. New York, Wiley.; Särndal, C.-E., Swensson, B., Wretman, J. (1992). Model Assisted Survey Sampling. New York, Springer-Verlag.; Scheaffer, R. L., Mendenhall III, W., Ott, R. L., Gerow, K. G. (2011). Elementary Survey Sampling. Boston, Cengage Learning.; 0; 0
Método de ensino
A disciplina baseia-se em aulas teóricas e práticas. As aulas práticas estão orientadas para a resolução de problemas e exercícios.
Método de avaliação
1ª época: 2 Testes (50% cada)
(nota mínima de 9,5 em cada Teste)
2ª época: Exame (100%)