NOVA Information Management School

Web Analytics

Código

100103

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

4.0

Professor responsável

Rui Alexandre Henriques Gonçalves

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Hoje a informação circula em diferentes canais, suportada em diferentes dispositivos e disponibilizada em diferentes formatos e aplicações. A geração de dados é constante e descentralizada. O objectivo desta unidade curricular é desenvolver nos alunos a percepção de como a área analítica é vital para lidar que os novos desafios que a sociedade digital coloca, seja o volume de dados, a sua diversidade e complexidade. Também serão analisados os riscos e as mais valias que organizações e sociedade terão ao enfrentar este novo paradigma.

Pré-requisitos

Nao tem

Conteúdo

  • A sociedade digital como uma plataforma de troca de informação global
  • Entender o papel da sociedade digital nos dias de hoje
  • Perceber como a área analítica pode trazer valor para as organizações no seio da sociedade digital
  • Perceber que tipos e IGNOREes de dados estão disponíveis
  • Quais as análises que podem ser aplicadas
  • Como se pode avaliar o sucesso de uma estratégia analítica aplicada a sociedade digital
  • Análise de casos práticos de aplicação de estratégias analíticas a dados de diferentes industrias
  • Tópicos avançados: IoT e cidades inteligentes

Bibliografia

Kaushik, A., (2007), Web Analytics: An Hour a Day, Sybex.; Clifton, B., (2008), Advanced Web Metrics with Google Analytics, Sybex.; 0; 0; 0

Método de ensino

Aulas teórico práticas que consistem na apresentação teórica da matéria sempre acompanhada pela apresentação de casos práticos;
Apresentação e discussão de temas relacionados com a matéria por parte dos alunos

Método de avaliação

Um teste final (25%); Dois trabalhos de grupo (75%)

Cursos