Business Intelligence
Código
200011
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
6.0
Professor responsável
Miguel de Castro Simões Ferreira Neto
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
O principal objectivo do curso de Business Intelligence consiste em transmitir aos alunos o conhecimento relacionado com as capacidades de apoio à decisão potenciadas pela utilização de processos de Business Intelligence e das Data Warehouses de suporte no campo da Business Analytics e Performance Management.
Pré-requisitos
Data Warehousing
Conteúdo
T.1 – Business Analytics e Visualização de Dados
1.1 Introdução ao campo de Business Analytics (BA)
1.2Online Analytical Processing (OLAP)
1.3Relatórios e Consultas
1.4Multidimensionalidade
1.5Business Analytics avançada
1.6Visualização de dados
1.7Sistemas de Informação Geográfica
1.8Business Intelligence em tempo real, suporte à decisão automatizado e Competitive Intelligence
1.9Business Analytics e a Web: Web Intelligence e Web Analytics
1.10Utilização, Benefícios e Resultados da Business Analytics
T.2 – Data, Text e Web Mining
2.1Conceitos e aplicações de Data Mining
2.2Conceitos e aplicações de Text Mining
2.3Conceitos e aplicações de Web Mining
T.3 – Business Performance Management
3.1Introdução ao Business Performance Management (BPM)
3.2Estratégia: Para onde queremos ir ?
3.3Planeamento: Como vamos lá chegar ?
3.4Monitorizar: Como está a correr ?
3.5Actuar e ajustar: O que temos de fazer diferente ?
3.6Medição de Performance
3.7Metodologias de BPM
Bibliografia
Turban E.; Sharda R.; Dursun D. and King D. (2011). Business Intelligence: a managerial approach. Second Edition. Prentice Hall, ISBN: 013610066X.; Howson, C. (2008). Successful business intelligence : secrets to making BI a killer app. McGraw Hill. ISBN 978-0-07-149851-7; Few, Stephen (2006). Information Dashboard Design: The Effective Visual Communication of Data. Sebastopol, CA: O¿Reilly Media. ISBN 0596100167; Eckerson, Wayne W. (2006). Performance Dashboards: Measuring, Monitoring, and Managing Your Business. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons. ISBN 0750661747; 0
Método de ensino
O curso de Business Intelligence incluirá palestras e laboratórios de informática.
As palestras irão ser constítuidas pela apresentação de conteúdos teóricos, estudos de caso e apresentações dos principais fornecedores de BI.
A componente aplicada do curso irá incluir vários laboratórios de informática onde os alunos irão aplicar os conceitos e teorias apresentadas nas palestras aproveitando a Plataforma de Business Intelligence Microsoft (SQL Server, SQL Business Intelligence Development Studio).
Neste contexto os alunos terão que desenvolver um projeto em grupo.
O software será instalado em computadores da Nova IMS, mas também uma solução estará disponível para os alunos que querem ter a Plataforma de Business Intelligence Microsoft nos seus computadores.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos inclui:
a) Projecto
b) Exame final
Nota final calculada com base na seguinte fórmula:
a) 50%
b) 50%
Cursos