
Business Intelligence I
Código
200012
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Miguel de Castro Simões Ferreira Neto
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
O principal objectivo da disciplina consiste em fazer compreender aos alunos as capacidades de apoio à decisão potenciadas pela utilização de processos de Business Intelligence e das Data Warehouses de suporte, bem como dar a conhecer as actuais tecnologias de informação e as metodologias de desenvolvimento de soluções de Business Intelligence ao nosso dispor.
No final do curso, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender o processo da BI e os factores que contribuem para maximizar o valor no negócio
- Conhecer as principais aplicações empresariais de Business Intelligence / Data Warehouses
- Identificar os indicadores chave das aplicações analíticas em contexto empresarial
- Conhecer as principais abordagens de construção de Data Warehouses
- Compreender as relações entre Business Intelligence e Data Warehousing
- Compreender o papel das aplicações analíticas, da monitorização do desempenho das organizações e das ferramentas de visualização
- Conhecer os componentes da infra-estrutura da Business Intelligence - pessoas, processos e tecnologias
Pré-requisitos
Bases de Dados (SQL Server)
Conteúdo
T.1 - Business Intelligence
T1.1 Enquadramento da Business Intelligence (BI)
T1.2 Arquitectura e Componentes da Business Intelligence (BI)
T1.3 Criação e uso de inteligência e governância de BI
T1.4 Principais teorias e características da Business Intelligence
T1.5 Avançando para a Competitive Intelligence
T1.6 Implementação de Business Intelligence
T1.7 O futuro da Business Intelligence
T.2 - Data Warehousing
T2.1 Definições e conceitos de Data Warehousing
T2.2 O processo de Data Warehousing
T2.3 Arquitecturas de Data Warehousing
T2.4 Integração de dados e os processos de ETL - Extraction, Transformation and Loading
T2.5 Desenvolvimento de Data Warehouses
T2.6 Data Warehousing em tempo real
T2.7 Questões de administração e segurança de Data Warehouses
Laboratories
L.1 SQL Server Management Studio
Introdução às bases de dados relacionais
Implementação de bases de dados relacionais
L.2 SQL Business Intelligence Development Studio
Introdução aos sistemas de Data Warehouse
OLTP vs OLAP
Metadados
Microsoft Data Warehousing Tools - Iniciação
L.3 SQL Server Integration Services
Processos de ETL - Módulo básico
Microsoft SQL Server Integration Services - Módulo básico
L.4 SQL Server Integration Services
Processos de ETL - Módulo avançado
Microsoft SQL Server Integration Services -&
Bibliografia
Turban E.; Sharda R.; Aronson J.; King D. (2008). Business Intelligence: a managerial approach. Prentice Hall, ISBN: 013234761X. (Manual adoptado); Inmon, William H. (2005). Building the Data Warehouse (4th Ed edition). Hungry Minds Inc,U.S., ISBN-10: 0764599445.; Kimball, R. and Ross, M. (2002). The Data Warehouse Toolkit: The Complete Guide to Dimensional Modeling (Second Edition). Wiley, ISBN-10: 0471200247.; Davenport, Thomas H. and Harris, Jeanne G. (2007). Competing on Analytics: The New Science of Winning. Harvard Business School Press, ISBN-10: 1422103323.; 0
Método de ensino
A disciplina baseia-se em aulas teóricas e práticas laboratoriais, recorrendo a casos de estudo e exercícios, quando tal se justificar.
Na vertente prática da disciplina irão serem realizados um conjunto de aulas de laboratório informático onde serão colocados em prática os conceitos abordados nas sessões teóricas com o recurso às tecnologias de suporte à Business Intelligence da Microsoft (SQL Server, SQL Business Intelligence Development Studio e Integration Services) ao dispor dos alunos nos computadores da NOVA IMS e susceptíveis de serem acedidos de forma gratuita nas versões Express.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos inclui:
a) Projecto (50%)
b) Exame final (50%)
Para concluir a disciplina com sucesso os alunos terão de obter uma nota mínima de 9,5 no exame final, independentemente das notas obtidas em a) ou b)
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco