
Estatística
Código
200046
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Ana Cristina Marinho da Costa
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos relativos a metodologias de inferência estatística paramétrica e não paramétrica. O conteúdo programático da unidade curricular compreende instrumentos de inferência estatística como as estatísticas, os estimadores e as distribuições de amostragem, a estimação pontual e por intervalos e os testes de hipóteses. São igualmente tratados alguns aspectos de distribuições assintóticas. Os alunos devem ficar a conhecer os estimadores pontuais e as suas propriedades, construir intervalos de confiança e realizar testes de hipóteses relativamente a vários parâmetros populacionais como o valor médio, a variância, a diferença de valores médios, o quociente de variâncias, a proporção, a diferença entre proporções e o coeficiente de correlação. Além disso, é introduzida a análise de variância e são apresentados alguns testes estatísticos de natureza não paramétrica. Relativamente a cada procedimento, os alunos deverão ficar a saber claramente as suas condições de aplicabilidade.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em seis Unidades de Aprendizagem (UA):
UA1. Distribuições amostrais
- Conceitos de inferência estatística
- Definições e notação
- Introdução às distribuições amostrais
- Estatísticas amostrais
- Distribuição da média amostral
- Teorema do Limite Central
- Distribuição da diferença de médias amostrais
- Amostras emparelhadas
- Distribuição da variância amostral
- Distribuição do quociente de variâncias amostrais
- Distribuição da proporção amostral
- Distribuição da diferença de proporções amostrais
UA2. Estimação pontual
- Notação e conceitos
- Método de estimação da máxima verosimilhança
- Propriedades dos estimadores
UA3. Estimação por intervalos
- Intervalos de confiança para o valor médio
- Intervalos de confiança para a diferença de valores médios
- Amostras emparelhadas
- Intervalos de confiança para a variância
- Intervalos de confiança para o quociente de variâncias
- Intervalos de confiança para a proporção
- Intervalos de confiança para a diferença de proporções
UA4. Testes de hipóteses
- Notação e metodologia
- Testes de hipótese para o valor médio
- Amostras emparelhadas
- Testes de hipótese para a diferença de valores médios
- Testes de hipótese para a variância
- Testes de hipótese para o quociente de variâncias
- Testes de hipótese para a proporção
- Testes de hipótese para a diferença de proporções
- Coeficiente de correlação
UA5. Análise de variância (ANOVA)
- Modelo de análise de variância a um factor com efeitos fixos
- Testes de comparação múltipla
UA6. Testes não paramétricos
- Testes de ajustamento
- Comparação de duas populações com amostras independentes
- Comparação de duas populações com amostras emparelhadas
- Comparação de mais de duas populações
Bibliografia
- Afonso, A., Nunes, C. (2011). Estatística e Probabilidades. Aplicações e Soluções em SPSS, Escolar Editora.;
- Conover, W. J. (1999). Practical nonparametric statistics. 3rd ed., Wiley.;
- Hogg, R. V., Tanis, E. A. (2001). Probability and statistical inference, 6th Edition, Prentice Hall.;
- Newbold, P. (1995). Statistics for business and economics. 4th Edition, New Jersey: Prentice Hall International.;
- Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A. e Pimenta, C. (2002). Introdução à Estatística, McGraw Hill.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. A parte prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.
Método de avaliação
1ª época: projeto (40%) e exame final (60%).
2ª época: exame final (100%)
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde