
Gestão do Conhecimento
Código
200071
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Por favor ver a versão inglesa
Pré-requisitos
Não existem.
Conteúdo
- Apresentação do curso, Questionário Avaliação e Contexto Gestão do Conhecimento
- Fundamentos da Gestão do Conhecimento
- Modelos de Trabalho baseado no conhecimento: processos, objectivos e contextos
- Gestão da Mudança Organizacional para programas de gestão do conhecimento
- Desing Thinking e Inovação
- Introdução às Redes de Conhecimento e à Análise de redes sociais (SNA)
- Análise de Redes Sociais (Laboratório)
- Inteligência Coletiva
- A empresa baseada no conhecimento
- Seminários com Convidados
- Apresentações Trabalhos SNA e Resumo Teórico da U.C.
Bibliografia
Marquardt, Michael J. (2011). Building the Learning Organization: Achieving Strategic Advantage through a Commitment to Learning, 3rd Edition. Nicholas Brealey Publishing.; Kilduff, M. & Tsai, W. (2003). Social networks and organizations. London: Sage. ; Malone, Thomas W. (2004). The Future of Work. Harvard Business School Press.; McAfee, Andrew (2009). Enterprise 2.0: New Collaborative Tools for Your Organization's Toughest Challenges. Harvard Business School Press.; Keyes, Jessica (2012). Enterprise 2.0: Social Netw
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas (laboratório informática).
Método de avaliação
Cálculo nota final com base em três trabalhos e um exame final, na 1ª Época
a) 60% Trabalhos (2 trabalhos 10% cada e o projeto SNA 40%)
b) 40% Exame Final
Cálculo nota final com base no projeto de SNA e um exame final, na 2ª Época
a) 40% Trabalho (projecto SNA)
b) 60% Exame Final
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde