NOVA Information Management School

Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos

Código

200092

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Maria Fernanda dos Santos Jordão

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

1 Desenvolver e interpretar os resultados de uma análise fatorial
2 Desenvolver e interpretar os resultados de uma análise de clusters
3 Desenvolver e interpretar os resultados de uma análise de escalonamento multidimensional
4 Aplicar testes de hipóteses para médias, totais, proporções
5 Aplicar testes de hipóteses para diferenças de proporções, médias e totais
6 Aplicar testes de associação e testes ao ajustamento de duas amostras 
7 Desenvolver e interpretar os resultados de uma análise de correspondências 

Pré-requisitos

Recomendados: Estatística

Conteúdo

1 Introdução aos métodos quantitativos para marketing
2 Métodos univariados e bivariados
3 Métodos multivariados descritivos

Bibliografia

Iacobucci, D. (2012). Marketing Models ¿ Multivariate Statistics and Marketing Analytics. International Edition, South-Western, Cengage Learning; Feinberg, F., Kinnear, T. and Taylor, J. (2008). Modern Marketing Research ¿ Concepts, Methods and Cases. Second Edition, International Edition, South-Western, Cengage Learning; Hair, J., Anderson, R., Tattham, R. and Black, W. (1995). Multivariate Data Analysis with readings. Prentice Hall; Sharma, S. (1996). Applied Multivariate Techniques. Wiley; Vilares, M. J.; Coelho, P. (2011). A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise. 2ª Edição, Escolar Editora

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas de exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), seguidas de aulas de aplicações práticas (resolução de casos práticos, aplicação de técnicas e discussão de resultados).

Método de avaliação

Exame final (50%) + Projeto com discussão (50%)

Cursos