
Portuguese
Código
200103
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
4.0
Professor responsável
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
- Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas.
- Apresentar-se e apresentar outros e ser capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoa
Pré-requisitos
Participação na aula: use da gramática e vocabulário, simular situações da vida real.
Trabalhos de casa: sistematizar regras e praticar a compreensão e expressão escritas.
Exame final: avaliação da compreensão escrita, expressão escrita e compreensão e expressão orais.
Conteúdo
Conteúdos temáticos e lexicais:
- Apresentação
- Profissões
- Nacionalidade
- Números
- Formas de tratamento
- Família
- Tempo
- Cores
- Tempo
- Refeições
- Rotina diária
- Casa
- Dias da semana, meses, estações do ano
- Compras
- Educação
- Serviços
- Passatempos
- Férias
- Lugares
- Saúde
Conteúdos Linguísticos:
-Fonetica
-Frases afirmativas, negativas e interrogativas
-Pronomes possessivos
-Artigos definidos e indefinidos
-Números
-Concordância de género
-Formação do feminine e plural
-Verbos: Presente do Modo Indicativo
-Conjugações perifrásticas:
estar a + Infinitivo;
ir + Infinitivo ;
haver de + Infinitivo
-Prepositions
-há vs. desde.
-Pronomes pessoais
-Advérbios
-Adjetivos
-Conjunções
-Acentuação e pronúncia
Bibliografia
Malcata, H.(2011). Guia Prático de Fonética Acentuação e Pontuação, Lidel.; Olga Coimbra e Isabel Coimbra, Gramática Ativa 1, 2ª ed., Lisboa, Lidel, 2000; (2007) Dicionário Ilustrado Português Língua Não Materna, Porto Editora; Helena Lemos, Praticar em Português ¿ Level Elementar, Lisboa, Lidel, 2001.; Leonete Carmo, Olá! Como está? ¿ Livro de textos, Lisboa, Lidel, 2000.
Método de ensino
Documentos escritos, audio e imagens
Método de avaliação
Participação na aula: 30%
Trabalhos realizados em casa. 20%
Exame final: 50%