
Técnicas de Quantificação de Valor
Código
200129
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Pedro Alexandre da Rosa Corte Real
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Apresentação de conceitos básicos associados cálculo financeiro. Conhecer as técnicas de reporte financeiro. Conhecer as técnicas de análise de rentabilidade e desenvolvimento de produtos. Conhecer as técnicas de quantificação de valor económico da actividade seguradora e bancária. Aplicação prática às instituições financeiras.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1.Noções Básicas (2.0 horas)
1.1.Capital, Tempo e Regime de Juros (Tempo contínuo e discreto)
1.2.Relação entre Taxas de Juro
1.3.Taxa Instantânea de Capitalização
2.Equivalência de Capitais (2.0 horas)
2.1.Capitais Equivalentes e Equação de Valor
2.2.Capital Comum
2.3.Vencimento Comum e Vencimento Médio
2.4.Taxa Interna de Capitalização
2.5.Taxas Médias
3.Rendas (rendas certas ou rendas financeiras) (2.0 horas)
3.1.Noção e classificação
3.2.Rendas inteiras de termos constantes (imediatas, diferidas, finitas, infinitas)
3.3.Rendas Inteiras com Termos Variáveis
3.4.Rendas Fraccionadas
4.Reembolsos de Empréstimos (3.0 horas)
4.1.Apresentação das modalidades mais comuns de pagamento de empréstimos.
5.Empréstimos Obrigacionistas (3.0 horas)
5.1.Obrigações
5.2.Reembolso de Empréstimo Obrigacionistas
5.3.Esperança de Vida das Obrigações
6.Avaliação de Acções (2.0 horas)
6.1.Modelo de Gordon-Shapiro
7.Análise de Profit Testing (6.0 horas)
7.1.Definição e objectivos
7.2.Projecção de cash-flows
7.3.Medidas de rentabilidade
8.Embedded Value (5.0 horas)
8.1.Definição e objectivos
8.2.Construção do modelo
8.3.Análise dos resultados
9.Market-consistent Embedded Value (3.0 horas)
9.1.Definições
9.2.Metodologias
Bibliografia
¿Cálculo e Instrumentos Financeiros. Da Prática para a Teoria 2ª Ed. Nazaré Barroso. Escolar Editora; ¿Principles of Corporate Finance - Brealey-Meyers - McGrawHill, 7th edition. ; ¿Principles of Corporate Finance - Brealey-Meyers - McGrawHill, 7th edition. ; ¿Modern actuarial Theory and Practice, P. Booth, R. Chadburn, D. Coper, S.Haberman, D. James, Chapman Hall. ¿Market Consistent Embedded Value Principles, CFO Forum, June 2008; 0
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas.Exame com possibilidade de trabalho de grupo.
Os alunos são avaliados pela ponderação da avaliação de um trabalho de grupo e do exame a realizar na 1ª época ou na 2ª época.
A avaliação do trabalho de grupo terá um peso de 50% da nota final. De modo a permitir a aprovação à disciplina, além da ponderação das duas avaliações ter de ser positiva (superior ou igual a 10 valores), também a avaliação do trabalho terá de ser positiva e a nota do exame não poderá ser inferior a 8 valores.
Os alunos que não possam participar no trabalho de grupo, terão a sua avaliação determinada simplesmente com base na nota do exame de 1ª época ou 2ª época.
Método de avaliação
Aulas teóricas e práticas.Exame com possibilidade de trabalho de grupo.
Os alunos são avaliados pela ponderação da avaliação de um trabalho de grupo e do exame a realizar na 1ª época ou na 2ª época.
A avaliação do trabalho de grupo terá um peso de 50% da nota final. De modo a permitir a aprovação à disciplina, além da ponderação das duas avaliações ter de ser positiva (superior ou igual a 10 valores), também a avaliação do trabalho terá de ser positiva e a nota do exame não poderá ser inferior a 8 valores.
Os alunos que não possam participar no trabalho de grupo, terão a sua avaliação determinada simplesmente com base na nota do exame de 1ª época ou 2ª época.
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)