
Estatística Computacional II
Código
400008
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
6.0
Professor responsável
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de:
1. Redirecionar o Log e o Output para ficheiros externos
2. Gerir data sets e livrarias
3. Produzir relatórios nos formatos HTML, PDF, RTF e Listagem com o sistema ODS - Output Delivery System
4. Efetuar regressão linear usando procedimentos SAS
5. Manipular dados e matrizes através da linguagem SAS/IML
6. Efetuar análises estatísticas e regressão linear através da linguagem SAS/IML
7. Realizar substituição de texto em código SAS
8. Automatizar e personalizar a produção de código SAS
9. Construir código SAS condicionalmente ou iterativamente
10. Usar variáveis macro e funções de macro
Pré-requisitos
Alguma experiência de programação em SAS, ou frequência da unidade curricular Estatística Computacional I.
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em cinco Unidades de Aprendizagem (UA):
UA1. Tópicos de gestão de dados em SAS
UA2. ODS - Output Delivery System
UA3. Regressão linear
UA4. Introdução à linguagem SAS/IML
UA5. A linguagem SAS/Macro
Bibliografia
Base SAS® 9.2 Procedures Guide: Statistical Procedures, Third Edition. Cary, NC: SAS Institute Inc. 2010.; SAS/STAT® 9.22 User's Guide. NC: SAS Institute Inc. 2010.; SAS® 9.2 Output Delivery System: User¿s Guide. Cary, NC: SAS Institute Inc., 2009.; SAS® 9.2 Macro Language: Reference. NC: SAS Institute Inc. 2009.; W. E. Griffiths, R. C. Hill, G. G. Judge, Learning and Practicing Econometrics. New York : John Wiley & Sons, 1993.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas que incluem a exposição de conceitos e sintaxe da programação em linguagem SAS e resolução de exemplos. Algumas sessões práticas serão orientadas para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão de resoluções alternativas.
Método de avaliação
Exame final (100%) em ambas as épocas.