NOVA Information Management School

Inovação, Gestão da Mudança e o Novo Cliente em Saúde

Código

400009

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Na conclusão do curso o aluno deverá:

  • Conhecer os conceitos, modelos e ferramentas de marketing proporcionando uma visão abrangente e integrada de gestão de organizações de serviços e sua relação com o novo cliente em saúde

  • Conhecer e enfrentar o desafio da inovação e da mudança de diferentes ângulos

  • Compreender os bloqueios à mudança e conhecer os modelos de inovação organizacional que incentivam a mudança

  • Saber gerir o processo de planeamento de marketing e de gestão da mudança em organizações de saúde
  • Analisar de forma crítica as melhores práticas nacionais e internacionais ao nível da inovação, gestão da mudança e marketing de serviços de saúde.

Pré-requisitos

Não Aplicável

Conteúdo

 
I. O NOVO CLIENTE EM SAÚDE

  • Análise da Envolvente de Marketing nas Organizações de Saúde
  • Determinantes de um novo consumidor em Saúde: Informação, Acesso e Expectativas
  • Estratégias de Marketing face a um novo ambiente competitivo:
  • Conceitos Fundamentais do Marketing de Serviços na Saúde
  • Marketing Mix: O Produto de Saúde, Política de Distribuição, Política de Preço e a Comunicação Integrada de Marketing nas organizações de saúde
  • O Valor da Marca e a Importância dos activos Intangíveis como vector estratégico na gestão em saúde
  • "Momentos de Verdade" na Gestão dos Serviços de Saúde
  • A Satisfação do Utente/Cliente como Indicador de Desempenho da Gestão Hospitalar
II. A INOVAÇÃO COMO FACTOR COMPETITIVO DAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
  • Tipologias e principais etapas de um processo de inovação
  • Os grandes temas globais e os desafios do sector da saúde como catalizadores do processo de inovação
  • A inovação como factor chave para a sobrevivência e relevância de uma marca
  •  Inovação organizacional em saúde: análise e aplicabilidade de casos de inovação em outras indústrias
III. GERIR A MUDANÇA
  • Planear para uma mudança efectiva
  • Cultura, Liderança e Motivação: factores centrais ou contextuais para a mudança
  • Métricas para aferir e diagnosticar o processo de mudança
  • Gerir a Mudança: simulação de projectos de mudança

Bibliografia

AAKER, David A. ¿ ¿Brand Relevance: Making Competitors Irrelevant¿, Jossey-Bass, EUA (2011); BAKER, S.K. ¿¿Managing Patient Expectations¿, 1992 ¿Jossey-Bass Publishers, São Francisco ; BERKOWITZ, Eric N. ¿¿Essentials of Health Care Marketing¿, Jones and Bartlett, EUA 2004 ; KOTLER, Philip, Gary Armstrong -¿Principles of Marketing¿, Prentice Hall College, Janeiro 1996 ; KOTTER, John ¿ ¿Leading Change¿, Harvard Business

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teóricas, aulas práticas e na realização de casos de estudo e exercícios. Nos casos de estudo o aluno tem à sua disposição documentação de apoio para análise que lhe permite resolver o problema proposto, no caso dos exercícios é testada a autonomia do aluno face ao tema abordado.

Método de avaliação

Análise de Artigo/ Caso de Estudo (individual/grupo 2) – 15%
Trabalho Prático Aula – 15%
Simulador de Gestão da Mudança (grupo) – 20%
Exame de Frequência – 50%
ou
Exame Final – 100%

Cursos