
Social Media Intelligence
Código
400028
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Vasco Manuel Monteiro
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
A análise de media social baseia-se na recolha de informação semi-estruturada e não estruturada de redes sociais com o objetivo de analisar e extrair novo conhecimento que suportem a tomada de decisão empresarial.
Esta uc aborda conceitos, ferramentas, tutoriais e casos de estudo que suportam a extração e analise de dados de redes sociais.
Os objectivos desta unidade curricular são:
. Entender os diferentes tipos de media sociais e de análise de media sociais
. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de análise de texto e de análise sentimental
. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de redes sociais
. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de análise espacial de media sociais
. Entender os riscos dos media sociais, privacidade e considerações éticas
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Introdução aos media sociais
2. Análise de dados de media sociais
3. Análise textual e análise de sentimentos
4. Análise de redes sociais
5. Análise espacial de dados de media sociais
6. Gestão de risco de media sociais
7. Privacidade e considerações éticas
Bibliografia
Social Media Metrics for Dummies, Leslie Poston; Social Media Metrics How to Measure and Optimize Your Marketing Investment, Jim Sterne; Stand Out Social Marketing: How to Rise Above the Noise, Differentiate Your Brand, and Build an Outstanding Online Presence, Mike Lewis; 0; 0
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se numa mistura de aulas teóricas e práticas . As sessões teóricas incluem a exposição de conceitos e metodologias, resolução por parte do docente de exemplos de aplicação.
As aulas práticas têm como principal objectivo familiarizar os alunos com o software nas tarefas de análise e exploração dos dados.
Método de avaliação
Avaliação:
1ª Época - Exame (60%), Projeto (40%)
2ª Época - Exame (60%), Projeto (40%)
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde