NOVA Information Management School

Técnicas Analíticas Estruturadas para Análise de Informações

Código

400032

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Helena Cristina Portela Pires Rêgo

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

1. Compreensão das especificidades da análise de informações e do papel do pensamento crítico (critical thinking), neste âmbito. A importância de conhecer as diversas técnicas para a transparência dos processos analíticos de suporte à tomada de decisão política.
2. Aquisição de conhecimentos e aplicação de diferentes metodologias de análise, no âmbito das informações, nomeadamente nas categorias de decomposição e visualização (cronologias e fitas do tempo, matrizes e imagens), geração de ideias (brainstorming estruturado, matriz de impactos cruzados), cenarização (análise de futuros alternativos), geração de hipóteses (análise de hipóteses em competição), avaliação de causa e efeito (verificação de assunções-chave, análise red hat), challenge analysis (Método Delphi e eventos de alto impacto e baixa probabilidade), gestão de conflito (debate estruturado) e apoio à decisão (gestor de complexidade).
3. Aquisição de conhecimentos que permitam a escolha das metodologias adequadas em face de situações concretas.

Pré-requisitos

Disponível em breve.

Conteúdo

Análise de informações. A tarefa do analista. Mudança do paradigma. Pensamento crítico. Vieses cognitivos.
Taxonomia dos métodos analíticos.
Pensar o futuro. Introdução às técnicas analíticas estruturadas.
A importância da escolha da metodologia adequada. Um projecto, múltiplas técnicas.
Decomposição e visualização: checklist, fitas do tempo e cronologias; lista de prioridades; matrizes; análise de redes; mapas conceptuais. Mapas mentais. Mapas dinâmicos. (Gantt Charts)
Processos geradores de ideias (1. brainstorming estruturado; 2. virtual; 3. diagrama estrela - who, what, how, where, when, why; 4. matrizes de impacto estruturado; 5. análise morfológica)
Cenarização
Métodos geradores de hipóteses. Análise de hipóteses em competição.
Avaliações de causa/efeito: 1. Role playing; 2. Red Hat Analysis; 3. "Outside-in thinking". O caso da análise contraterrorista; 4. Modelo de previsão política; 5. Prediction markets.
Challenge analysis: 1. análise premortem; 2. autocrítica estruturada
1. HILP; 2. What-if; 3. Advogado do diabo; 4. Red team analysis; Método Delphi
Apoio à decisão: 1. Gestor de complexidade; 2. SWOT

Bibliografia

Heuer, Richards J. Jr., and Randolph H. Pherson, Structured Analytic Techniques for Intelligence Analysis. Washington, DC: CQ Press, 2011.; Lawrence, Jen, and Larry Chester, Engage the Fox: A Business Fable about Thinking Critically and Motivating your Team. Greenleat Book Group, 2014; 0; 0; 0

Método de ensino

Pedagogia sistémica, construtivista e pragmática (estímulo da dúvida, desenvolvimento do raciocínio em grupo, erro como trampolim para a aprendizagem, resolução de problemas)

Método de avaliação

Avaliação contínua e elaboração de trabalhos.

Cursos