
Inteligência Económica e Competitiva
Código
400033
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Luís Alexandre Abrantes Madureira
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Pretende-se com esta unidade curricular a compreensão do que é a Competitive Intelligence, a sua relação com a Estratégia e o Marketing, e o seu uso para uma maior eficiência global.
Os alunos deverão ser capazes de integrar ferramentas, técnicas e metodologias chave para compreenderem o comportamento de determinado Concorrente no mercado. Esta integração deverá proporcionar uma dedução de qual a actuação de determinado Concorrente baseado no Ambiente Competitivo que enfrenta ou, em sentido oposto de como a suas Comunicações de Marketing traduzem a sua Estratégia na prática. Será partilhado com os alunos uma perspectiva global de o Quê, Quando, Como e Porquê do uso destas ferramentas, de per se, ou integradas.
O objectivo final é a criação de condições para os alunos impactarem positivamente a tomada de decisão estratégica nas organizações a que pertencem, ou venham a pertencer.
Pré-requisitos
100%
Conteúdo
Introdução à Competitive Intelligence Contexto Tomada de Decisão Definições (M1) Planeamento (M2) Recolha de dados e informação (Primária e Secudária) (M3) Análise (M4) Disseminação (M5) Decisão e Acção BUSINESS WARGAME |
Bibliografia
Competitive Strategy - Michael E. Porter - 978-0-684-84148-9 - Free Press; LAHNEMAN & ARCOS (2014), ¿The Art of Intelligence¿ Rowman & Littlefield, ISBN: 978-1-4422-2897-9; Strategic Planning - Robert G. Wittmann; Matthias P. Reuter - 978-0-7494-5434-0 - Ebsco Publishing; The Handbook of Market Intelligence - Hans Hedin; Irmeli Hirvensalo; Markko Vaarnas - 978-1-119-96162-8 - John Wiley&Sons; A.G. Lafley | MARTIN, Roger (2013), Harvard Business Review Press, ¿Playing to Win¿ ISBN: 978-1422187395
Método de ensino
Teoria seguido de práctica com caso real
Método de avaliação
Exame Final + Avaliação Contínua