
Integrated Management Solutions
Código
400039
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Pedro Miguel Fernandes Ruivo
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
No final do curso os alunos deverão ser capazes de:
-Compreender o papel crítico de uma solução empresarial digital para atingir a excelência operacional e vantagem competitiva.
-Saber como extrair valor das aplicações empresariais core, tais como ERM (Enterprise Resource Management), SCM (Supply Chain Management), HCM (Human Capital Management), BI&A (Business Intelligence & Analytics), D&T (Data management, Platforms & Technology).
-Como alcançar a transformação do negócio digital pelos componentes acima referidos de forma a mudar de um sistema de registros, para um sistema de diferenciação, e seu turno para um sistema de inovação.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Part I
1.Integrated Management Solutions (IMS) background
2.IMS - the enterprise digital core to achieve operational excellence and competitive advantages
3.IMS - the pace-layer of Systems of Records
4.IMS - the pace-layer of Systems of Differentiation
5.IMS - the pace-layer of Systems of Innovation
6.IMS - maturity scape for the Digital Transformation
Part II
7.SAP ERM session (Enterprise Resource Management)
8.SAP HCM session (Human Capital Management)
9.SAP SCM session (Supply Chain Management)
10.SAP BI&A session (Business Intelligence & Analytics)
11.SAP D&T session (Data management, Platforms & Technology)
Bibliografia
Plattner, Hasso, and Bernd Leukert. "The in-memory revolution." Springer Science & Business Media, 2015.; Plattner, Hasso, and Alexander Zeier. In-Memory data management: Technology and applications. Springer Science & Business Media, 2012.; Wood, J.B., Hewlin, Todd, Lah, Thomas, ¿B4B ¿ How technology and big data are reinventing the customer supplier relationship¿, 2013.; The Digital Transformation of Business. HBR - Harvard Business Review Analytic Services Report, 2015.; 0
Método de ensino
-Aulas teóricas, complementadas com aplicações práticas;
-Trabalhos individuais e de grupo;
-Casos de Estudo.
Método de avaliação
- Realização de três casos de aplicação (cada um vale 15%, num total de 45%) e um teste final (55%). Numa escala de 0 a 20 valores.
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde