
Enterprise Resource Management Systems
Código
400055
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
José João Correia Nunes Mourarias
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Nas últimas décadas, devido ao processo de globalização, tem existido uma maior concorrência entre as empresas exigindo-se a estas uma rápida adaptação às condições de mercado que está em constante mutação. O Enterprise Resource Planning (ERP) tem sido considerado um factor diferenciador proporcionando às empresas uma vantagem competitiva. Estes sistemas proporcionam um planeamento e gestão eficaz dos recursos técnicos, humanos e financeiros da empresas, fundamental para o posicionamento estratégico das mesmas, tendo em vista a criação de valor e a satisfação das necessidades dos clientes que são cada vez mais exigentes e informados. Baseado na literatura académica e profissional, sob a perspectiva da produtividade empresarial, os alunos aprenderão o que é um ERP. Os conceitos serão explicados por via do ciclo de vida dos systemas ERP, desde a intenção de adoptar até à extracção de valor do ERP, em particular, os antecedentes organizacionais da adopção do ERP e seus efeitos sobre o desempenho empresarial. Com base em num sistema standard ERP (Microsoft Dynamics Nav), os alunos irão executar vários cenários de negócios ERP. Partindo de funções operacionais e cruzando as funções financeiras, os alunos irão executar tarefas em tempo real com base em funções reais de negócio a fim de tornarem-se habilitados em como configurar e utilizar uma aplicação ERP.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
Visão geral do ERP
- Antecendentes (historia & posicionamento)
- Characteristicas (standard vs sistemas por medida)
- Dimensões
- Funcional (processos & lógica de negócio)
- Tecnológica (arquitectura & customizações)
- Fases
- Adopção do ERP (selecção & implementação)
- Pos-adopção do ERP (uso & valor)
- Instalção e configuração
- Cliente classic & cliente web
- Funções & processos
- Gestão Financeira
- Contabilidade geral & contabilização fianceira
- Pagamentos & recibimentos
- Gestão da Cadeia de Fornecimento
- Compras & vendas
- Inventário & gestão armazéns
- Produção & planeamento
- Compras & vendas
Bibliografia
Buonanno, G., Faverio, P., Pigni, F., Ravarini, A., Sciuto, D., and Tagliavini, M. 2005. Factors Affecting ERP System Adoption. Management. 18(4), 384-426.; "Compare ERP System/ERP Software Solutions." Technology Evaluation Centers. 12 Nov. 2008
Método de ensino
Aulas Teóricas, Teórico-práticas, Práticas Laboratoriais e Seminário. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e os princípios essenciais do ERP. Nas aulas Teórico-práticas promovesse o debate sobre artigos/estudos científicos que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas. Nas Práticas Laboratoriais os alunos irão realizar na aplicação ‘Microsoft Dynamics Nav' vários senários empresariais. No Seminário um(a) profissional da área irá partilhar o seu conhecimento sobre o ERP no contexto português.
Método de avaliação
Participação nas aulas e entregas de estudos de caso (40%), trabalho em grupo (10%) e um exame final (50%)
Ao longo do semestre os alunos terão de completar duas entregas individuais, ilustrando os conceitos e sua compreensão de diversos estudos, artigos e capítulos de livros. A tarefa do trabalho de grupo terá de ser completada, concretizando um cenário funcional no ERP. O exame individual final será realizado no final das aulas através de um exame.
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco