NOVA Information Management School

Mercados Monetários e Cambiais

Código

400056

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

3.0

Professor responsável

João Miguel da Silva Lourenço

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

  • Ser capaz de analisar de uma forma sintética como funciona os mercados monetários e cambiais e interligações entre os dois;
  • Saber analisar a forma de intervenção dos bancos centrais nos mercados e influência das mesmas na determinação das taxas de juro e de câmbio;
  • Conhecer os indexantes mais utilizados e como são formados;
  • Saber determinar taxas de câmbio de equilíbrio e possibilidades de arbitragem.

Pré-requisitos

Nenhum

Conteúdo

I. Funcionamento e Organização do Mercado Monetário

1. Mercado Monetário no sistema financeiro

2. Papel do Banco de Portugal e do Banco Central Europeu e métodos de intervenção

3. Conceito e função dos market-makers

4. Intermediários financeiros

5. Métodos de negociação

6. Indexantes: Libor, Euribor

 

II. Mercado Monetário e Instrumentos Financeiros Associados

1. Instrumentos e políticas de intervenção do Banco Central Europeu

2. Instrumentos de financiamento das empresas indexados ao MM: papel comercial e operações de hot Money

 

III. Mercado Cambial à Vista (Spot)

1. Breve análise histórica

2. Participantes e intermediários financeiros

3. Papel dos bancos centrais

4. Alinhamento e zonas cambiais

5. Caracterização das operações

6. A informação financeira

7. Cross rates / Câmbios cruzados

 

Bibliografia

  • Choudhry, Moorad - The Money Markets Handbook: A Practitioner's Guide (2011), Wiley.
  • Wachtel, Cliff - The Sensible Guide to Forex: Safer, Smarter Ways to Survive and Prosper from the Start (2012), Wiley.
  • Choudhry, Moorad - The Bond & Money Markets, Strategy, trading, analysis.
  • Stigum, Marcia & Crescenzi, Anthony – Stigum’s Money Market.
  • Weithers, Tim – Foreign Exchange: A Practical Guide to the FX Markets.

Método de ensino

As aulas têm essencialmente um carácter teórico prático. Muitas vezes as matérias serão apresentadas através de pequenos casos e exercícios.

Método de avaliação

O sistema de avaliação é composto por:

1. Resolução de casos e participação nas aulas (20%);

2. Teste (80%).

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