NOVA Information Management School

Business Process Management

Código

100017

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

6.0

Professor responsável

Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

A UC tem como principal objectivo analisar a gestão dos Processos de Negócio das Organizações separando os aspectos tecnológicos dos aspectos organizacionais e de gestão.
Adicionalmente, serão abordadas inquietações muilti, trans e interdisciplinares uma vez que o estudo da Gestão dos Processos de Negócio, bem como o seu desenvolvimento, envolve perspectivas e conhecimentos múltiplos que incluem diversos campos do conhecimento
No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de:
OA1 - Formular uma estratégia organizacional.
OA2 - Desenvolver uma arquitectura de processos.
OA3 - Modelar processos usando uma linguagem standard
OA4 - Integrar a BMP na Gestão de Sistemas de Informação
OA5 - Descrever e explicar um projecto de Business Process Management (BPM).
OA6 - Explicar os factores críticos de sucesso na gestão orientada a processos
OA7 - Utilizar sistemas e tecnologias BPM.

Pré-requisitos

Conhecimentos de programação básicos

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em quatro Unidades de Aprendizagem (UA):
UA1. Perspectiva dos Processos de Negócios
-Processos de negócio
-Competências organizacionais
-Processo versus competência organizacional
UA2. Arquitecturas de processos
-Especificação de Processos
-Processos e Arquitectura de Sistemas de Informação
-Arquitecturas
-Alinhamento entre processos e IS
-Sistemas Aplicacionais
UA3. Gestão Orientada a Processos
-O que é. Factores Críticos de Sucesso. Ciclo de vida.
-BPM - subdisciplinas
UA4. Sistemas e Tecnologias BPM
-Tecnologias de suporte à modulação e análise
-Tecnologias de suporte à implementação
-Tecnologias de suporte às decisões de gestão, de medição de desempenho de negócio e a actividades administrativas

Bibliografia

Hill, C. W. L. and G. R. Jones (2007). Strategic Management:An Integrated Approach. Boston, Houghton Mifflin.; Harmon, P. (2007). Business Process Change, Elsevier Ltd; 0; 0; 0

Método de ensino

O ensino da disciplina tem por base aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas teórico-práticas baseiam-se na análise, desenho e implementação dos conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado

Métodos de ensino
 - Ensino Expositivo e interrogativo:aulas e discussões.
 - Demonstrativo:tutoriais de ferramentas
 - Activo, participativo:estudos de caso, participação em equipas de projecto, utilização de tecnologias e sistemas BPM.

Método de avaliação

Avaliação:
1ª época:- teste teórico de Frequência (50%) + 2 Trabalhos Práticos (50%).
2ª época:exame final (100%).

Cursos