
Business Process Management
Código
100017
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
6.0
Professor responsável
Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
A UC tem como principal objectivo analisar a gestão dos Processos de Negócio das Organizações separando os aspectos tecnológicos dos aspectos organizacionais e de gestão.
Adicionalmente, serão abordadas inquietações muilti, trans e interdisciplinares uma vez que o estudo da Gestão dos Processos de Negócio, bem como o seu desenvolvimento, envolve perspectivas e conhecimentos múltiplos que incluem diversos campos do conhecimento
No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de:
OA1 - Formular uma estratégia organizacional.
OA2 - Desenvolver uma arquitectura de processos.
OA3 - Modelar processos usando uma linguagem standard
OA4 - Integrar a BMP na Gestão de Sistemas de Informação
OA5 - Descrever e explicar um projecto de Business Process Management (BPM).
OA6 - Explicar os factores críticos de sucesso na gestão orientada a processos
OA7 - Utilizar sistemas e tecnologias BPM.
Pré-requisitos
Conhecimentos de programação básicos
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em quatro Unidades de Aprendizagem (UA):
UA1. Perspectiva dos Processos de Negócios
-Processos de negócio
-Competências organizacionais
-Processo versus competência organizacional
UA2. Arquitecturas de processos
-Especificação de Processos
-Processos e Arquitectura de Sistemas de Informação
-Arquitecturas
-Alinhamento entre processos e IS
-Sistemas Aplicacionais
UA3. Gestão Orientada a Processos
-O que é. Factores Críticos de Sucesso. Ciclo de vida.
-BPM - subdisciplinas
UA4. Sistemas e Tecnologias BPM
-Tecnologias de suporte à modulação e análise
-Tecnologias de suporte à implementação
-Tecnologias de suporte às decisões de gestão, de medição de desempenho de negócio e a actividades administrativas
Bibliografia
Hill, C. W. L. and G. R. Jones (2007). Strategic Management:An Integrated Approach. Boston, Houghton Mifflin.; Harmon, P. (2007). Business Process Change, Elsevier Ltd; 0; 0; 0
Método de ensino
O ensino da disciplina tem por base aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas teórico-práticas baseiam-se na análise, desenho e implementação dos conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado
Métodos de ensino
- Ensino Expositivo e interrogativo:aulas e discussões.
- Demonstrativo:tutoriais de ferramentas
- Activo, participativo:estudos de caso, participação em equipas de projecto, utilização de tecnologias e sistemas BPM.
Método de avaliação
Avaliação:
1ª época:- teste teórico de Frequência (50%) + 2 Trabalhos Práticos (50%).
2ª época:exame final (100%).