
Estudos de Mercado
Código
100059
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
6.0
Professor responsável
Susana Pereira Esteves
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Esta disciplina inclui um conjunto vasto de tópicos que vão desde a pesquisa qualitativa com objectivos exploratórios, ao desenvolvimento de estudos de mercado quantitativos, incluindo ainda os métodos experimentais para testar produtos, serviços e publicidade. Durante esta disciplina é também coberto um conjunto de métodos estatísticos multivariados para análise de dados de marketing de natureza descritiva e explicativa. É ainda estudado o papel dos dados secundários nos estudos de mercado e as formas de apresentação dos resultados dos mesmos. Com este curso os alunos deverão ser capazes de conceber, conduzir e apresentar os resultados de um estudo de mercado adequado à resolução de um problema de marketing.
No final da unidade curricular o aluno deverá atingir os seguintes objectivos de aprendizagem:
- Compreender as etapas de um estudo de mercado
- Compreender as várias IGNOREes de dados e pesquisar IGNOREes de dados secundárias
- Definir uma população alvo e respectiva base de sondagem
- Conhecer e comparar as diferentes técnicas de estudos de mercado qualitativos
- Identificar vantagens e desvantagens de cada método de recolha de dados
- Conhecer as diferentes escalas existentes
- Desenhar um questionário para um determinado estudo
- Compreender os diferentes desenhos experimentais
- Identificar os métodos de amostragem não probabilística e probabilística
- Identificar medidas preventivas para os potenciais erros não amostrais, bem como medidas correctivas sempre que necessário
- Analisar dados provenientes de estudos de mercado, através de métodos estatísticos univariados e multivariados
- Conceber, conduzir e apresentar os resultados de um estudo de mercado adequado à resolução de um problema de marketing
Pré-requisitos
Análise de Dados (recomendado).
Conteúdo
- Organização de um estudo de mercado
- Estudos de mercado qualitativos
- Recolha de dados
- Amostragem
- Erros não amostrais
- Análise e apresentação de dados de marketing
Bibliografia
Malhotra, Naresh K., Birks, David F. (2007). Marketing research: an applied approach. Third European edition. Harlow: Prentice Hall/Financial Times. ; Vilares, M., Coelho, P.S. (2011). Satisfação e Lealdade do Cliente ¿ Metodologias de avaliação, gestão e análise. Escolar Editora. ; 0; 0; 0
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teorico-práticas, com exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), apresentação e discussão de casos práticos e de diferentes metodologias. A parte prática está orientada para a concepção e desenvolvimento de um estudo de mercado incluindo as fases de pesquisa exploratória e conclusiva.
Método de avaliação
1ª época: Dois testes (25% cada) + Projecto com discussão (50%)
2ª época: Exame final (50%) + Projecto com discussão (50%)
O projecto da disciplina divide-se em duas partes (pesquisa exploratória 25% e pesquisa conclusiva 25%), cada uma delas sujeita à elaboração e apresentação de um relatório, e que são objecto de discussão com o docente.
Para garantir aprovação é necessário atingir a nota mínima de 9,5 valores em cada um dos elementos de avaliação.