NOVA Information Management School

Sondagens

Código

100098

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Miguel Pereira Simões Coelho

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

 -Proporcionar conhecimentos sobre os métodos de amostragem estatística e as condições e situações onde cada um é apropriado.
 -Proporcionar a prática na aplicação dos métodos de amostragem discutidos em sala de aula e os cálculos das estimativas desejadas e as suas medidas de precisão.
 -Proporcionar a prática para seleccionar o plano de amostragem mais adequado de acordo com cada situação.
 -Interpretar correctamente as estimativas pontuais à luz das medidas de precisão.

Pré-requisitos

Domínio de conceitos e da aplicação de:
Estatística descritiva
Estatística inferencial

Conteúdo

1. Introdução às Metodologias de Sondagens
2. Sondagem Aleatória Simples
3. Sondagem Aleatória Estratificada
4. Sondagem por Conglomerados
5. Sondagem em Duas Etapas

Bibliografia

Cochran, W. (1977). Sampling Techniques. New York, Wiley.; Särndal, C.-E., Swensson, B., Wretman, J. (1992). Model Assisted Survey Sampling. New York, Springer-Verlag.; Scheaffer, R. L., Mendenhall III, W., Ott, R. L., Gerow, K. G. (2011). Elementary Survey Sampling. Boston, Cengage Learning.; 0; 0

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teóricas e práticas. As aulas práticas estão orientadas para a resolução de problemas e exercícios.

Método de avaliação

1ª época: 2 Testes (50% cada)
(nota mínima de 9,5 em cada Teste)
2ª época: Exame (100%)

Cursos