
Web Analytics
Código
100103
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
4.0
Professor responsável
Rui Alexandre Henriques Gonçalves
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Hoje a informação circula em diferentes canais, suportada em diferentes dispositivos e disponibilizada em diferentes formatos e aplicações. A geração de dados é constante e descentralizada. O objectivo desta unidade curricular é desenvolver nos alunos a percepção de como a área analítica é vital para lidar que os novos desafios que a sociedade digital coloca, seja o volume de dados, a sua diversidade e complexidade. Também serão analisados os riscos e as mais valias que organizações e sociedade terão ao enfrentar este novo paradigma.
Pré-requisitos
Nao tem
Conteúdo
- A sociedade digital como uma plataforma de troca de informação global
- Entender o papel da sociedade digital nos dias de hoje
- Perceber como a área analítica pode trazer valor para as organizações no seio da sociedade digital
- Perceber que tipos e IGNOREes de dados estão disponíveis
- Quais as análises que podem ser aplicadas
- Como se pode avaliar o sucesso de uma estratégia analítica aplicada a sociedade digital
- Análise de casos práticos de aplicação de estratégias analíticas a dados de diferentes industrias
- Tópicos avançados: IoT e cidades inteligentes
Bibliografia
Kaushik, A., (2007), Web Analytics: An Hour a Day, Sybex.; Clifton, B., (2008), Advanced Web Metrics with Google Analytics, Sybex.; 0; 0; 0
Método de ensino
Aulas teórico práticas que consistem na apresentação teórica da matéria sempre acompanhada pela apresentação de casos práticos;
Apresentação e discussão de temas relacionados com a matéria por parte dos alunos
Método de avaliação
Um teste final (25%); Dois trabalhos de grupo (75%)