NOVA Information Management School

Web Marketing e Comércio Electrónico

Código

100105

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

4.0

Professor responsável

Tiago André Gonçalves Félix de Oliveira

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Descrição
Capítulo 1 (Panorama do comércio electrónico),fornece uma visão geral do actual ambiente de negócios, bem como dos fundamentos do comércio electrónico (CE) e algumas das suas terminologias. No Capítulo 2 (e-marketplaces: Resumo dos mecanismos de comércio electrónico) discute-se os mercados electrónicos, os seus mecanismos e os seus impactos; (onde é dada especial atenção aos blogs, wikis e mundos virtuais. O capítulo 3 (e-tailing: Produtos e serviços) e 4 (O comportamento do consumidor, marketing, Internet e publicidade) descrevem aplicações B2C CE. O Capítulo 3 aborda o comércio electrónico e indústrias de serviços electrónicos (por exemplo, viagens, e-banking). O Capítulo 4 trata de comportamento do consumidor online, pesquisa de mercado e publicidade online. No capítulo 5 (e-commerce B2B), examinamos os modelos de um-para-muitos B2B incluindo leilões, e os modelos de muitos para muitos, incluindo os intercâmbios. Finalmente, no capítulo 6 (o ambiente da Web 2.0 e redes sociais), vamos explorar redes sociais, com especial atenção às redes de negócios e empresas.

Objectivos
No final do curso os alunos deverão ser capazes de:

  • Discutir criticamente as principais noções e conceitos relacionados com CE e Marketing;
  • Iniciar investigação científica em CE e Marketing.
 

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

1. Visão geral do comércio electrónico
1.1.    Definição de comércio electrónico (CE) e descrição das suas categorias
1.2.    Descrever e discutir o conteúdo e abrangência de CE
1.3.    Descrever os principais tipos de transacções de CE
1.4.    Discutir o e-commerce 2.0
1.5.    Compreender os elementos do mundo digital
1.6.    Descrever os determinantes de CE relativamente a pressões de negócio e respostas organizacionais
1.7.    Descrever alguns modelos de negócio de CE
1.8.    Descrever os benefícios e as limitações do CE para as organizações, para os consumidores e para a sociedade

2. E-marketplaces: visão geral dos mecanismos de comércio electrónico
2.1. Descrever as principais actividades de CE e os processos e os mecanismos que lhes dão suporte
2.2. Definir e-marketplaces e as suas componentes
2.3. Descrever os principais tipos de mercados electrónicos e suas características
2.4. Descrever catálogos electrónicos, motores de busca, e shopping carts
2.5. Descrever os principais tipos de leilões e as suas características
2.6. Discutir os benefícios, limitações e impactos dos leilões
2.7. Descrever troca e negociação on-line
2.8. Principais ferramentas da Web 2.0 e sua utilização no CE
2.9. Compreender os mundos virtuais e seu uso no CE
2.10. Discutir a concorrência/competição na economia digital
2.11. Descrever o impacto do e-marketplaces sobre as organizações, a intermediação, e as indústrias
 
3. Retalho no comércio electrónico: produtos e serviços
3.1. Descrever retalho electrónico (e-tailing) e as suas características
3.2. Definir e descrever os principais modelos de negócios de e-tailing
3.3. Descrever como viagens online e serviços de turismo operam e o seu impacto sobre a indústria
3.4. Discutir o mercado de emprego online, incluindo os seus participantes, os benefícios e limitações
3.5. Descrever serviços imobiliários online
3.6. Discutir serviços online de transacções
3.7. Discutir o cyberbanking online
3.8. Descrever a entrega de mantimentos e produtos/serviços similares
3.9. Descrever o prazo de entrega de produtos digitais e entretenimento online
3.10. Discutir as várias ajudas online dos consumidores, incluindo os auxílios de comparação de compras
3.11. Descrever desintermediação e outras questões estratégicas B2C

4. O comportamento do consumidor, marketing na internet e publicidade
4.1. Descrever os factores que influenciam o comportamento do consumidor online
4.2. Compreender o processo de tomada de decisão do consumidor em compra online
4.3. Descrever a segmentação e como as empresas construem o relacionamento one-to-one com clientes
4.4. Explicar como o comportamento do consumidor pode ser analisado para a criação de serviços personalizados
4.5. Discutir as questões de lealdade e confiança no CE
4.6. Descrever a pesquisa de mercado no consumidor no CE
4.7. Descrever os objectivos da publicidade na Web e as suas características
4.8.

Bibliografia

Turban, E., D. King, J. Lee, T.-P. Liang et al. (2010) Electronic Commerce 2010: A Managerial Perspective. Boston: Prentice Hall.; Rita, P. and C. Oliveira (2006) Marketing Electrónico. Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), Porto.; Oliveira and Martins (2010) Understanding e-business adoption across industries in European countries. Industrial Management & Data Systems, 110(9), 1337-1354.; Vicente, M. R. and A. J. Lopez "A Multidimensional Analysis of the Disability Digital Divide: Some Evidence for Internet Use," Information Society (26) 1, pp. 48-64.; Varadarajan, P. R. and M. S. Yadav (2002) "Mar

Método de ensino

Aulas teóricas, complementadas por aplicações práticas, casos de estudo e simulações. Quatro trabalhos de grupo permitirá uma aplicação prática dos conceitos e técnicas estudadas na disciplina.

Método de avaliação

   
 Avaliação

1ª Época - Participação nas aulas e presenças (5%), três apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (40%), uma apresentação por grupo de um trabalho científico (20%) e exame (35%).
2ª Época - três apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (40%), uma apresentação por grupo de um trabalho científico (20%) e exame (40%).
Casos de aplicação de CE - Em cada capítulo destacam-se os problemas reais encontrados por organizações de como desenvolver e implementar CE. Para acompanhar cada caso, existem questões para ajudar a dirigir a atenção dos alunos para as implicações do caso de estudo. Cada grupo (três pessoas) fará três apresentações (15 minutos por apresentação). O grupo escolhe três casos da tabela CE casos de aplicação. Cada caso só pode ser apresentado uma única vez.
Artigo científico - Serão fornecidos um conjunto de artigos científicos e cada grupo de alunos escolhe um artigo para analisar e fazer uma apresentação (15 minutos). O objectivo deste trabalho é desenvolver aptidões de investigação com o intuito de preparar os alunos para iniciarem investigação.
No dia do exame do primeiro período, cada grupo deve entregar a versão final das suas apresentações por e-mail e papel (quatro apresentações).
A nota de aprovação no exame é de 9,5.

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