
Bases de Dados Espaciais
Código
200009
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Esta unidade curricular constitui uma perspectiva introdutória aos conceitos relacionados com a concepção, desenvolvimento e gestão de bases de dados espaciais, através da disponibilização de um corpo teórico de referência e da resolução de vários exercícios práticos adaptáveis à realidade.
Os principais objectivos da disciplina são:
1. Fornecer os conceitos fundamentais no âmbito do paradigma base de dados, incluindo as origens deste conceito e sua abordagem, as suas vantagens e desvantagens, os diferentes modelos de dados actualmente disponíveis e as fases geralmente seguidas no desenho, implementação e gestão de uma base de dados.
2. Introduzir o modelo relacional, que constitui o modelo de base de dados mais influente e mais frequentemente utilizado nas actuais implementações.
3. Explicar e exemplificar as metodologias disponíveis para a modelação e implementação de uma base de dados, adoptando como referência prática o modelo relacional. A abordagem seguida inclui numa primeira parte o desenho lógico de uma base de dados, abrangendo duas técnicas: modelo Entidade-Atributo-Relação e a Normalização. A segunda parte incidirá sobre aspectos de desenho físico.
4. Apresentar a linguagem SQL (Structured Query Language) e as suas principais instruções utilizadas na criação, manipulação e interrogação de uma base de dados relacional. Demonstrar na prática a utilização desta linguagem em ambiente Microsoft Access.
5. Introduzir as Bases de Dados Espaciais tendo em conta as suas particularidades, a forma como se enquadram relativamente aos objectivos previamente desenvolvidos e os mais recentes desenvolvimentos neste campo.
6. Abordar o modelo Geodatabase ESRI e demonstrar as tarefas associadas à sua criação, gestão e edição em ambiente ArcGIS Desktop.
7. Fornecer uma breve introdução à dinâmica relativamente recente, das bases de dados espaciais de código-IGNOREe aberto (Open-Source), através de exemplos práticos desenvolvidos em ambiente PostgreSQL com extensão espacial PostGIS, sendo também empregue o software SIG de código-IGNOREe aberto Quantum GIS para acesso e visualização a este tipo de suporte de armazenamento de dados espaciais
Pré-requisitos
Nenhuns
Conteúdo
Módulo 1: Introdução
Módulo 2: Aspectos da Teoria de Bases de Dados
Módulo 3: Aspectos do Modelo Relacional
Módulo 4: Desenho de Bases de Dados
Módulo 5: Tutorial de SQL
Módulo 6: Bases de Dados Espaciais
Módulo 7: Criação, Gestão e Edição de Geodatabases em ArcGIS Desktop
Módulo 8: Bases de Dados Espaciais de Código-Fonte Aberto
Bibliografia
Powell, Gavin. (2006) Beginning Database Design, Wrox; Damas, Luis. (2005) Structured Query Language, 6ª Edição, FCA; Shekhar, Shashi; Chawla, Sanjay (2003) Spatial Databases: A Tour, Prentice Hall; Yeoung,A.; Brent Hall, G. (2007) Spatial Database Systems - Design, Implementation and Project Management, Springer; Arctur, David; Zeiler, Michael (2004) Designing Geodatabases - Case Studies in GIS Data Modeling, ESRI Press
Método de ensino
Componente E-Learning:
- Ferramentas síncronas - Sessões síncronas - Professor/Turma; Sessões de videoconferência - Professor/Aluno; Testes de auto-avaliação; Exame Final.
- Ferramentas assíncronas – Fórum de discussão. Acesso a conteúdos da Plataforma.
- Apresentação e discussão do Projecto Final
Método de avaliação
Trabalho Final: 40%
Defesa do Trabalho Final: 40%
Exame final: 20%
Cursos
- Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco