
Ciências Cartográficas
Código
200016
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Ministrar conhecimentos gerais na área da Geodesia e Cartografia, necessários a uma adequada interpretação e utilização da informação georreferenciada, e as técnicas de aquisição de informação georreferenciada. Concluída a unidade curricular os alunos deverão:
1. Compreender os conceitos e as técnicas fundamentais da Geodesia (modelos geométricos da Terra, sistemas de referência geodésicos e sistemas de coordenadas);
2. Conhecer as técnicas fundamentais da Topografia (determinação de ângulos e distâncias, operações de nivelamento, Posicionamento), Fotogrametria, Sistemas de Posicionamento Global, Laser Scanning;
3. Compreender os conceitos teóricos fundamentais da Cartografia (conceção cartográfica e projeções cartográficas);
4. Conhecer a tipologia dos mapas;
5. Conhecer os sistemas de referenciação utilizados em Portugal e saber realizar transformações de coordenadas;
6. Conhecer os conceitos fundamentais associados à qualidade da informação geográfica e as normas que a regulam.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em 4 módulos de aprendizagem:
Módulo 1 - Elementos de Geodesia
Introdução; Modelos da terra; Sistemas de coordenadas; Referências geodésicas e altimétricas
Módulo 2 - Elementos de Topografia e Fotogrametria
Introdução; Métodos de topografia clássica; Fotogrametria; Outras técnicas de aquisição de informação georreferenciada
Módulo 3 - Elementos de Cartografia
Introdução; Conhecer as cartas; Compreender as cartas; Projecções cartográficas
Módulo 4 - Fontes, transformações e qualidade de dados
Sistemas de referenciação; Transformação de coordenadas; Qualidade de informação geográfica
Bibliografia
Gaspar, Joaquim (2005) ¿ Cartas e Projecções Cartográficas, 3ª ed. Lidel Edições Técnicas, Lisboa ; Gonçalves, José (2012) ¿ Topografia ¿ Conceitos e Aplicações, 3ª Edição. Lidel Edições Técnicas, Lisboa; Casaca, João et. al. (2005) ¿ Topografia Geral, 4ª ed. Lidel Edições Técnicas, Lisboa ; Robinson, A., Morrisson, J., Muehrcke, P., Kimerling, A. E Guptill, S. (1995) ¿ Elements of Cartography, sixth edition. John Wiley & Sons, New York; Class notes available on the internet course homepage
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se no método de ensino à distância. O método de ensino inclui o suporte pelo docente, através de sessões síncronas, apoio continuado através de email, e a aprendizagem individual, através de exercícios, alguns obrigatórios. As aulas teóricas-práticas são ministradas através de sessões síncronas (e-learning) e incluem a apresentação de conceitos, metodologias e resolução de exercícios.
Método de avaliação
A aprendizagem individual é orientada através de exercícios, alguns obrigatórios. Decorre, sob orientação do docente, um projecto, atendendo às preferências individuais ou profissionais de cada aluno.
Avaliação: Testes de progressão obrigatórios (10%); Exame final (30%); Trabalho final (60%)
Cursos
- Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco