NOVA Information Management School

Ciências Cartográficas

Código

200016

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Ministrar conhecimentos gerais na área da Geodesia e Cartografia, necessários a uma adequada interpretação e utilização da informação georreferenciada, e as técnicas de aquisição de informação georreferenciada. Concluída a unidade curricular os alunos deverão:

1. Compreender os conceitos e as técnicas fundamentais da Geodesia (modelos geométricos da Terra, sistemas de referência geodésicos e sistemas de coordenadas);

2. Conhecer as técnicas fundamentais da Topografia (determinação de ângulos e distâncias, operações de nivelamento, Posicionamento), Fotogrametria, Sistemas de Posicionamento Global, Laser Scanning;

3. Compreender os conceitos teóricos fundamentais da Cartografia (conceção cartográfica e projeções cartográficas);

4. Conhecer a tipologia dos mapas;

5. Conhecer os sistemas de referenciação utilizados em Portugal e saber realizar transformações de coordenadas;

6. Conhecer os conceitos fundamentais associados à qualidade da informação geográfica e as normas que a regulam.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em 4 módulos de aprendizagem:

Módulo 1 - Elementos de Geodesia

     Introdução;  Modelos da terra; Sistemas de coordenadas; Referências geodésicas e altimétricas

Módulo 2 - Elementos de Topografia e Fotogrametria

     Introdução; Métodos de topografia clássica;  Fotogrametria; Outras técnicas de aquisição de informação georreferenciada

Módulo 3 - Elementos de Cartografia

     Introdução; Conhecer as cartas; Compreender as cartas; Projecções cartográficas

Módulo 4 - Fontes, transformações e qualidade de dados

     Sistemas de referenciação; Transformação de coordenadas;  Qualidade de informação geográfica

 

Bibliografia

Gaspar, Joaquim (2005) ¿ Cartas e Projecções Cartográficas, 3ª ed. Lidel Edições Técnicas, Lisboa ; Gonçalves, José (2012) ¿ Topografia ¿ Conceitos e Aplicações, 3ª Edição. Lidel Edições Técnicas, Lisboa; Casaca, João et. al. (2005) ¿ Topografia Geral, 4ª ed. Lidel Edições Técnicas, Lisboa ; Robinson, A., Morrisson, J., Muehrcke, P., Kimerling, A. E Guptill, S. (1995) ¿ Elements of Cartography, sixth edition. John Wiley & Sons, New York; Class notes available on the internet course homepage

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se no método de ensino à distância. O método de ensino inclui o suporte pelo docente, através de sessões síncronas, apoio continuado através de email, e a aprendizagem individual, através de exercícios, alguns obrigatórios. As aulas teóricas-práticas são ministradas através de sessões síncronas (e-learning) e incluem a apresentação de conceitos, metodologias e resolução de exercícios.

Método de avaliação

A aprendizagem individual é orientada através de exercícios, alguns obrigatórios. Decorre, sob orientação do docente, um projecto, atendendo às preferências individuais ou profissionais de cada aluno.

Avaliação: Testes de progressão obrigatórios (10%); Exame final (30%); Trabalho final (60%)

Cursos