
Data Mining II
Código
200028
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Roberto André Pereira Henriques
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
1 - Fazer previsões a partir de dados. 2 - Conhecer os principais problemas relacionados com previsões baseadas em dados (“data driven”) 3 - Conhecer as principais técnicas: 3.1 - Métodos clássicos: regressões, interpolações, extrapol. 3.2 - Decisões Bayesianas 3.3 - Sistemas baseados em instâncias 3.4 - Árvores de decisão 3.6 - Redes neuronais 3.6 - Ensambles
Pré-requisitos
Data Mining I não é pre-requisito.
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em sete Unidades de Aprendizagem (UA): UA1. Introdução aos métodos de previsão em Data Mining UA2. Dados, pré-processamento, e estimativas de erro UA3. Teoria da decisão e sistemas Bayesianos UA4. Aprendizagem e classificação baseada em instâncias UA5. Árvores de decisão UA6. Redes Neuronais UA7. Ensambles
Bibliografia
Mitchell, T., (1997) ¿Machine Learning¿, McGraw Hill.; Berry, M.J.A. and G.S. Linoff, ¿Data Mining Techniques; for marketing, sales and customer support¿. 1997, John Wiley & Sons.; Hand, D. J., Mannila, H., Smyth, P. (2001) ¿Principles of Data Mining (Adaptive Computation and Machine Learning)¿, MIT Press; 0; 0
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se principalmente em aulas teórico-práticas. As sessões teórico-práticas incluem a exposição de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. O trabalho prático, que é muito significativo nesta unidade curricular, é realizado pelos alunos fora das aulas, mas é avaliado.
Método de avaliação
A avaliação é feita através de trabalhos da casa (que contam para 20% da nota final), um trabalho prático de grupo (20%), e um exame escrito final (60%)
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics