
Marketing Experimental
Código
200085
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Jonathan Gavin Eccles
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
A disciplina tem como objectivo proporcionar uma compreensão crítica do marketing de experiências, bem como analisar o seu papel no sucesso das organizações. Através de uma combinação de teoria, prática e estudos de caso, os alunos serão confrontados com os desafios e benefícios de:
- Descobrir como é que o marketing de experiências pode acrescentar valor, diferenciar produtos e marcas, e construir a fidelidade dos clientes;
- Conhecer os frameworks e ferramentas da CEM – uma abordagem para a criação e gestão das experiências dos clientes;
- Construir uma plataforma de experiências para as marcas, incluindo as questões do posicionamento, promessa de valor e implementação;
- Perceber como criar estruturas e processos organizacionais, bem como politicas de recursos humanos, adequadas à criação, estrategicamente planeada, de experiências;
- Analisar e desenvolver planos de acção para a implementação da CEM nas organizações.
Pré-requisitos
Não existem requisitos de frequência
Conteúdo
Criação de Valor numa Economia da Experiências: O papel e a importância do serviço como um fator diferencial chave
Amplitude e alcance do Marketing Experiencial: Visão centrada no cliente
Frameworks para gerir a experiência do cliente: Características e benefícios
Relações mútuas: o papel do cliente versus Organização; "Brand Love"
Organização e gestão da experiência: Gestão integrada de "pontos de contato" e de "Canais".
Bibliografia
Schmitt, Bernd H. (2011); Experiential Marketing: How to Get Customers to Sense, Feel, Think, Act; Smilansky, S. (2009); Experiential Marketing: A Practical Guide to Interactive Brand Experiences; 0; 0; 0
Método de ensino
A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. Para além das leituras recomendadas e da exposição dos temas em sala de aula, serão promovidas discussões e exercícios em sala de aula. A parte prática está orientada para a análise e desenvolvimento de estudos de caso e de um trabalho prático de grupo. Será dada importância ao trabalho de grupo para fomentar a discussão estruturada e a partilha de experiências.
Método de avaliação
60% da avaliação baseia-se num exame final.
40% da avaliação baseia-se num projecto de grupo.
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Mobilidade Universitária
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação