
Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Explicativas
Código
200093
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Tiago André Gonçalves Félix de Oliveira
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
1.Desenvolver e interpretar os resultados de modelos de regressão linear múltipla;
2.Desenvolver e interpretar os resultados de modelos de regressão para variáveis dependentes categóricas (logística/probit);
3.Desenvolver e interpretar os resultados de Conjoint analysis;
4.Desenvolver e interpretar os resultados de modelos de regressão em componentes principais;
5.Desenvolver e interpretar os resultados de modelos de equações estruturais.
Pré-requisitos
Recomendado: Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Descritivas
Conteúdo
1. Modelos de regressão linear múltipla;
2. Modelos de regressão para variáveis dependentes categóricas (logística/probit);
3. Conjoint analysis;
4. Modelos de regressão em componentes principais;
5. Modelos de equações estruturais
Bibliografia
Hair, J. F., Tatham, R. L., Anderson, R. E., & Black, W. (2010). Multivariate data analysis. Seventh edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall.; Hair, J. F., Hult G.T., Ringle C.M., & Sartedt M. (2014) A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM).; Long J. S. (1997). Regression Models for Categirical and limited Dependemt Variables: Sage Publications.; Sharma, S., (1996) Applied Multivariate Techniques, John Wiley & Sons.; Vilares, J. M. & Coelho P. S. (2005) Satisfação e Lealdade do Cliente: Metodologias de avaliação, Gestão e Análise. Lisboa: Escolar Editora.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas de exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), seguidas de aulas de aplicações práticas (resolução de casos práticos, aplicação de técnicas e discussão de resultados).
Método de avaliação
Exame final (50%) + Projeto com discussão (50%)
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics