
Princípios de Gestão Financeira
Código
200104
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Luís Vasco Lourenço Pinheiro
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
O ensino desta unidade curricular tem como principais objetivos; a introdução aos grandes temas da teoria financeira, convenções e práticas de mercado e preparação para U.C mais avançadas do curso sendo direcionada, em especial, aos alunos que não são oriundos das áreas de gestão/finanças. Apesar de não existir o sistema de precedências recomenda-se vivamente aos alunos a frequência desta disciplina como introdutória à Gestão de Risco, U.C. lecionada no 2º semestre. Pretende-se assim nesta U.C. abordar os principais tópicos do 'corporate finance', investimentos e introdução aos instrumentos de rendimento fixo e derivados.
Pré-requisitos
Gosto pela matemática, probabilidades, bons conhecimentos de Excel e interesse no funcionamento dos mercados financeiros.
Conteúdo
1. 'Corporate finance' - Informação contabilística
- Modelos avaliação de empresas
- Impacto das decisões de gestão
2. Mercados e convenções
- Eficiência dos mercados
- Mercados organizados versus balcão (OTC)
- Convenções
3. Informação macroeconómica relevante
- Bancos centrais
- Principais índices macroeconómicos
4.Investimentos
- Medidas de performance
- Teoria do portfolio
5. Introdução aos instrumentos financeiros de rendimento fixo
- Obrigações
- Duração e convexidade
- Curva de rendimentos
- Cobertura de risco
6. Mercado cambial
- Impacto da informação macro nos câmbios
- Impacto do mercado cambial na competitividade
- Cobertura ('natural hedge')
7. Introdução aos derivados lineares: futuros e 'forwards'
- Diferenças entre os futuros e 'forwards'
- Principio da não arbitragem e 'cost of carry'
- Gráfico de 'payoff'
8. Introdução derivados não-lineares: opções 'vanilla'
- Definição 'calls' e 'puts'
- Conceitos fundamentais para avaliação
- Gráficos de 'payoff' e 'P/L'
- Estratégias de opções
Bibliografia
- Brealey, R., and S. Myers (2000). Principles of Corporate Finance. 6th Edition. New York: Irwin McGraw-Hill.
- Bodie, Z., A. Kane and A. Marcus (1999). Investments. 4th Edition. New York: Irwin McGraw-Hill.
- Hull, John (2000).Options, Futures and Other.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas, com trabalhos individuais e ou de grupo. Com o decorrer da matéria serão dados exercícios práticos na aula e posteriormente trabalhos práticos cuja classificação constituirá parte da nota final.
Método de avaliação
A avaliação da disciplina compreenderá um exame e trabalhos práticos obrigatórios. Aconselha-se a participação nas aulas e a leitura dos documentos que constam da bibliografia recomendada uma vez que as aulas e os diapositivos apresentados serão apenas uma base sumária da matéria da disciplina.
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)