
Remote Sensing
Código
200115
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
No final da unidade curricular o aluno deve ter adquirido as seguintes competências (i.e. resultados de aprendizagem):
- Descrever os tipos de medições que podem ser realizadas por satélite e explicar, com base nos princípios e conceitos da deteção remota, porque é que esses dados podem ser utilizados para produção de informação geográfica;
- Conceber e desenvolver de forma autónoma um projeto para produção de informação com base em imagens de satélite de resolução espacial variável entre 1 e 1000 m;
- Selecionar o satélite e o sensor mais adequados para utilizar na produção de vários tipos de informação a diferentes escalas espaciais;
- Descrever e aplicar algoritmos de classificação de padrões espectrais, espaciais e temporais de imagens de satélite com vista à produção de informação;
- Avaliar e interpretar o erro na informação derivada de imagens de satélite;
- Descrever e criticar os benefícios socioeconómicos da deteção remota.
Pré-requisitos
Esta unidade não tem requisitos de frequência.
Conteúdo
- Introdução à deteção remota e à unidade curricular
- Fundamentos da deteção remota
- Satélites e sensores de observação da Terra
- Análise exploratória de imagens de satélite
- Pré-processamento de imagens
- Transformação de bandas
- Extração de informação de imagens de satélite
- Análise multitemporal de imagens de satélite
- Aplicações da deteção remota com benefícios socioeconómicos
- Exercícios práticos de processamento digital de imagens de satélite
- Resolução de problemas do mundo real com base em imagens de satélite
Bibliografia
Jensen, J.R., 2004. Introductory Digital Image Processing: a Remote Sensing Perspective, 3ª Edição. New Jersey: Prentice-Hall.
Jensen, J.R., 2006. Remote sensing of the environment: an earth resource perspective, 2ª Edição. New Jersey: Prentice Hall.
Warner, T., M. Nellis and G. Foody (Eds.), 2009. The SAGE Handbook of Remote Sensing. London: SAGE Publications Ltd.
CCRS, Canadian Centre for Remote Sensing, 2007.Fundamentals of Remote Sensing , [Online]. Disponível em http://www.nrcan.gc.ca/sites/www.nrcan.gc.ca.earth-sciences/files/pdf/resource/tutor/fundam/pdf/fundamentals_e.pdf. Access date: Feb 13, 2013; Ustin, S., 2004.
Ustin, S., 2004. Remote sensing for natural resource management and environmental monitoring, 3rd ed. Hoboken: John Wiley & Sons.
Método de ensino
As aulas têm uma componente teórica e uma prática. Nas aulas teóricas o docente faz uso de slides para ilustração dos fundamentos teóricos. A componente prática consiste na utilização pelo aluno de um software de processamento de imagens de satélite para construção de um mapa temático a partir da exploração de padrões espectrais e/ou temporais de imagens de satélite. A unidade curricular inclui ainda seminários para discussão dos benefícios socioeconómicos da detecção remota por satélite.
Método de avaliação
O método de avaliação da unidade curricular é definida em conjunto por alunos e docente na primeira sessão de aprendizagem. A seguinte proposta do docente é o ponto de partida de discussão:
- Teste - 30%. Teste de conhecimentos;
- Participação na aula e trabalhos de casa - 20%
- Ensaio Teórico - 20%. Trabalho individual com uma análise dos benefícios socioeconómicos da utilização de imagens de satélite em determinada área temática. O tema do trabalho deve ser selecionado de uma lista facultada pelo docente;
- Projeto Prático - 30%. Trabalho de grupo de duas ou três pessoas para resolução de um problema real com base em imagens de satélite e software de processamento de imagem selecionados pelo grupo. O problema deve ser também definido pelo grupo.
O ensaio teórico e o trabalho prático serão apresentados e discutidos num seminário da unidade curricular, tendo como ponto de partida os relatórios que devem ser entregues ao docente em data a definir pelo professor e alunos.
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Master degree program in Geospatial Technologies
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação