
Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data
Código
400010
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
6.0
Professor responsável
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Esta unidade curricular tem por objetivo dar a conhecer um conjunto de metodologias que suportam a obtenção de dados no processo de produção de estatísticas oficiais, incluindo os processos de recolha de dados (com principal destaque para o contexto em que a recolha de dados se efetua através de inquéritos baseados em questionário), a utilização de dados administrativos e o recurso às IGNOREes associadas ao que é habitualmente designado por Big Data.
No final da unidade curricular o aluno deverá atingir os seguintes objetivos de aprendizagem:
1.Identificar e diferenciar os métodos de recolha de dados.
2.Conhecer e selecionar os modos de recolha de dados mais adequados para cada situação.
3.Ser capaz de desenhar uma metodologia de recolha de dados baseada em inquérito.
4.Identificar as potenciais IGNOREes administrativas e os aspetos metodológicos na sua utilização
5.Reconhcer as potencialidades da utilização de big data nas estatísticas oficias e os aspetos metodológicos na sua utilização
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
- Introdução às metodologias de recolha de dados
- A recolha de dados com inquéritos
- Planeamento das etapas do processo de recolha de dados
- Desenhos amostrais
- Populações alvo e bases de sondagem
- Fontes de erro em operações estatísticas
- Métodos e modos de recolha de dados
- Desenho de questionários
- Especificidades dos inquéritos eletrónicos
- A recolha de dados com IGNOREes administrativas
- Estatísticas baseadas em informação administrativa
- Natureza dos dados administrativos
- A passagem da informação administrativa para informação estatística
- Utilização conjunta de dados de IGNOREes administrativas e de inquéritos estatísticos
- Ligação e integração de dados
- Avaliação da Qualidade dos dados administrativos
- Proteção da privacidade e confidencialidade
- Big data no processo de produção estatística
- Big data e os traços digitais
- Overview das IGNOREes de big data
- A utilização de big data nas estatísticas oficiais
- Privacidade e proteção de dados
- Exemplos do uso de big data na produção de estatísticas oficiais
- Desafios metodológicos
- Overview de ferramentas de big data
Bibliografia
European Association of Methodology. International Handbook of Survey Methodology, Eds. Edith D. de Leeuw, Josep J. Hox, Don A. Dillman, 2008.;
European Commission. Handbook of Recommended Practices for Questionnaire Development and Testing in the European Statistical System, 2006.;
Statistics Canada. Survey Methods and Practices, 2010;
Malhotra, Naresh K., Birks, David F. (2007). Marketing research: an applied approach. Third European edition. Harlow: Prentice Hall/Financial Times.;
Vilares, M. J.; Coelho, P. A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise., 2ª Edição, Escolar Editora.,2011.
Wallgren, B. Wallgren (2014). Register-based Statistics Statistical Methods for Administrative Data. John Wiley&Sons, Ltd.
United Nations (2007). Register-based statistics in the Nordic countries – Review of best practices with focus on population and social statistics. Available online: http://unstats.un.org/unsd/dnss/docViewer.aspx?docID=2764
United Nations (2011). Using Administrative and Secondary Sources for Official Statistics: A Handbook of Principles and Practices. Available online:
http://www.unece.org/fileadmin/DAM/stats/publications/Using_Administrative_Sources_Final_for_web.pdf
P. Christen (2012). Data Matching – Concepts and Techniques for Record Linkage, Entity Resolution, and duplicate Detection. Springer.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teorico-práticas, com exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), apresentação de casos práticos, discussão de metodologias e resolução de exercícios.
Método de avaliação
Exame final (60%) + Projecto opcional com discussão (40%)
O projecto da disciplina inclui a elaboração e apresentação de um relatório, e é objecto de discussão com o docente. Este projecto compreende a concepção de uma metodologia de recolha de dados para um problema real.
Para garantir aprovação é necessário atingir a nota mínima de 8,5 valores em cada um dos elementos de avaliação.
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Especialização em Estatísticas Oficiais
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics